GRH Quest Es Gerentes X DRH

515 palavras 3 páginas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Canoas
Técnico Integrado em Administração – 4º ano
Aluna: Mirele Otto
1. Qual é a principal fonte de conflito entre os gerentes e o DRH? Explique.
O que gerou o conflito foram tarefas que antes eram delegadas aos gerentes, como: quem admitir, treinar e promover, passaram a ser tarefas do DRH. A principal fonte de conflito foi que DRH absorveu muitas das responsabilidades e direitos dos gerentes. Depois disso, os gerentes fizeram um levantamento de apontamentos sobre essas mudanças e o Diretor do DRH as rejeitou. Apontamentos:
O DRH rejeita vários candidatos por notas baixas- eles poderiam se tornar excelentes funcionários se não fossem avaliados somente por testes e critérios de seleção.
DRH segue classificação do cargo - Funcionários estão deixando a empresa por não poderem ser promovidos, mesmo tendo capacidade de assumir outras tarefas.
Processo de admissão demorado – Candidatos fogem para concorrentes.
Treinamento não focalizado no cargo do funcionário – perda de tempo e baixo retorno as empresas.
Gerentes temem ser realistas nas avaliações de desempenho – são investigados pelo DRH.
Pesquisas de atitude – guardadas pelo DRH, principalmente quando acusam baixos níveis.

2. Você acredita que os gerentes deveriam ter mais autonomia para tomar decisões sobre seus funcionários, como admissão, avaliação e remuneração dos seus subordinados? Se sim, quais os possíveis problemas em descentralizar essa autoridade? Explique.
A descentralização do comando, dando mais autonomia aos gerentes pode melhorar a qualidade de serviço e gerar uma melhora na retenção de talentos. Também vai melhorar a comunicação entre os gerentes e seus subordinados, na medida em que os próprios gerentes terão mais autonomia para tomar decisões sobre os mesmos. Os problemas podem ser resolvidos com mais agilidade, tendo como exemplo uma das acusações que diz que com a centralização do DRH, o processo de admissão

Relacionados

  • PI saude e higiene oculpacional
    442573 palavras | 1771 páginas