Grh cvt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Individual Gestão Recursos Humanos
C.V.T. – Congressos, Viagens e Turismo, Lda

26/10/2012
Mestrado Executivo de Gestão - LNA
Cláudia Maria Bastos de Carvalho

RESUMO
A ideia de globalização é transversal a todas as áreas, pois, hoje em dia, não vivemos centrados em nós mesmos mas também com a atenção virada para o resto do mundo e para tudo o que se passa à nossa volta. Todosnós estamos mais atentos pois a evolução tecnológica, particularmente acentuada nestas últimas três décadas, permite-nos estar em constante contacto com o mundo exterior, assim como nos permite aceder a todo o conhecimento. A busca do conhecimento tem e deve ser uma constante na vida dos indíviduos assim como na vida das empresas. A evolução tecnológica permite-nos esta busca, individual ouorganizacional, dando-nos a possibilidade de crescer no mundo global em que vivemos.
A área de Recursos Humanos das empresas tem de ter consciência destes pontos essenciais – globalização, avanço tecnológico e busca de conhecimento – de modo a conseguir gerir as pessoas, tendo em conta que estas são o maior bem e a mais valia que qualquer empresa pode ter. Tem de se ter em conta, que a empresa não sedeve fechar em si mesma, podendo vir a tornar-se “obsoleta”. Ela deve estar atenta ao que a rodeia na busca de melhores soluções que aumentem a sua produtividade, eficiência económica e financeira, qualidade de serviço, formação e motivação das pessoas.
Não se pode estar centrado apenas para a área de produção, bens ou serviços, mas também se tem de estar virado para as pessoas, comoliderá-las, como avaliá-las, como seleccioná-las, que tipo de formação a ser dada de modo a torná-las ainda mais competentes. Ou seja, a empresa deve dotar-se de uma área de Gestão de Recursos Humanos eficiente capaz de gerir e estimular os seus funcionários que lhe permita crescer no mercado, tornar-se mais competitiva e alcançar todos os objectivos definidos.

ÍNDICE

Introdução Pag. 4Caracterização da Organização Pág. 5
Caracterização da Política e das Práticas de GRH Pág. 9
Análise Crítica e Proposta Intervenção Pág. 12
Conclusões Pág. 14
Bibliografia Pág. 15

INTRODUÇÃO
A agência de viagens C.V.T. – Congressos, Viagens e Turismo Lda., será o exemplo deste trabalho.
Iniciou a sua actividade em Abril de 2003. O seu projecto foi criado por um grupo depessoas que trabalhavam noutras agências de viagens, junto com um empresário que detinha algumas lojas noutra área de negócio. A ideia inicial era de conseguir ter um serviço extraordinário, que já não era possível nas outras agências, em virtude do seu crescimento. Ou seja, pretendia-se uma agência pequena, familiar, capaz de um serviço de qualidade, mais individualizado e mais preocupado com asatisfação do cliente.
E agência estava particularmente direccionada para as empresas e congressos. Não sendo uma loja de rua, o lazer (cliente particular) acabou por não ter uma grande projecção.
Ao longo do tempo, devido ao seu crescimento, e particularmente ao seu volume de negócios, que se aproximava dos cinco milhões de euros anuais, a empresa foi precisando de mais colaboradores e foiexpandindo a sua carteira de clientes, passando também a ser fornecedor do Estado. Ao longo deste desenvolvimento, os congressos foram desaparecendo, o Estado foi crescendo assim como o lazer. Para além disso tentou-se criar uma área de acompanhamento de grupos que acabou por não ter grande sucesso.
Sendo uma pequena empresa, considerada familiar, nunca teve mais de catorze funcionários, a áreade recursos humanos não foi muito explorada como iremos verificar ao longo deste trabalho.

4 - CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
Missão
* Ser uma agência de referência com atendimento personalizado e familiar, com vista a total satisfação e fidelização do cliente.
Visão
* Provocar uma mudança nesta área do turismo. Não se pretende atingir uma quota grande de mercado, pretende-se um...
tracking img