Grh contexto internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O crescente movimento de globalização, fusões e aquisições, alianças estratégicas e joint ventures de empresas transnacionais e multinacionais vem ocasionando aumento no número de executivos vivendo e trabalhando em país estrangeiro, denominados expatriados (SHEPHARD, 1996). De acordo com uma pesquisa realizada em 1996, o volume de expatriados tem crescido de forma agressiva. O Brasiltem sido um dos países mais afetados por este processo, sendo, no período de 1989 a 1994, o terceiro país a receber mais expatriados (14%), atrás apenas daChina (27% de participação) e da Índia (26%) (WINDHAM INTERNATIONAL AND NATIONAL FOREIGN TRADE COUNCIL, 1996).
Desta forma, os estudos e pesquisas que buscam compreender o processo de internacionalização das empresas ganham cada vez maisimportância, teórica e prática. Dentro deste processo está a interação das diversas culturas em contato e a adaptação cultural e social dos indivíduos que necessitam mudar de país em função dos negócios.
O Impacto da Internacionalização
O impacto da internacionalização se dá em duas dimensões. A primeira diz respeito à recepção no país de empresas estrangeiras e seus executivos e funcionários. Emfunção da abertura de mercado implementada na primeira metade da década de 1990, o Brasil subiu do 12º país para o 3º na classificação de recebimento de expatriados (WINDHAM INTERNATIONAL AND NATIONAL FOREIGN TRADE COUNCIL, 1996). A segunda dimensão refere-se ao processo de internacionalização das empresas brasileiras, como estratégia de sobrevivência e de crescimento em um mercado globalizado(1).No ano 2000, na primeira dimensão o Brasil foi o segundo maior receptor de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) dentre os países em desenvolvimento. Por outro lado, na outra dimensão, considerados os IEDs realizados por empresas brasileiras no estrangeiro, o Brasil ocupa a 30º colocação, atrás da Malásia, Coréia, Singapura e México(2) (WORLD COMPETITIVENESS REPORT apudFUNDAÇÃO DOM CABRAL,2002).
Nos últimos anos, países como Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Índia e México tiveram taxas de crescimento da economia bastante reduzidas, principalmente no período 1993 a 2002. As maiores corporações de capital aberto destes países cresceram, no período, em média apenas 3% em dólar. Entretanto alguns grupos empresariais conseguiram valorização de até 60% nos seus títulos, devido àcaracterística comum da internacionalização de suas atividades, ou seja, a expansão das operações e do faturamento para fora das fronteiras do país de origem (CAETANO, 2003).
O Desafio da Internacionalização
Esta realidade de baixa presença de empresas brasileiras no exterior tem sido modificada gradativamente, e alguns exemplos bem sucedidos apresentam a oportunidade de aprendizado para outrosgrupos que pretendem lançar-se nesta alternativa estratégica. Atualmente, o grupo Gerdau, que ocupa a posição de maior produtor de aço longo no continente americano, tem cerca de 30% do seu faturamento oriundos de suas filiais e subsidiárias no exterior. Outro exemplo é a construtora Odebrecht, que atua fora do Brasil desde 1978: em 2002 obteve mais de 60% da sua receita total no exterior; e outroainda, a gaúcha Marcopolo, fabricante de ônibus, para a qual mais de 50% de seu faturamento vem de fábricasem outros países, como Colômbia, México, Argentina, África do Sul e China(3).
Segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral (2002), realizada junto a 109 empresas de capital nacional com faturamento variando entre R$ 5 milhões e R$ 9,5 bilhões, 17,4% delas pretendem instalar subsidiárias no exterior(10,7% já as possuem). O estudo mostra que uma das três principais barreiras à internacionalização identificadas por estas empresas está ligada à problemática deste artigo: barreiras internas à organização, tais como adequação de capacidadese de recursos para atuar no exterior (FUNDAÇÃO DOM CABRAL, 2002).
O mundo das atividades profissionais e de negócios é permeado por representações e...
tracking img