Greve

Páginas: 12 (2867 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
Greve:
Introdução:

Nos estudos da disciplina direito do trabalho foi abortado temas como o abuso dos empregados nos serviços prestados pelos obreiros dentre eles homens, mulheres e crianças que tinham apenas sua mão de obra para oferecer e no início da revolução industrial, ocorriam incessantes abusos de direito por não existir leis e garantias trabalhistas, os trabalhadores sofriam comextensas jornadas de trabalhos de até dezesseis horas diárias, trabalhavam em lugares insalubres, recebiam baixos salários, e submetiam-se a penalidades abusivas o qual descontava-se do pagamento dos trabalhadores quando os empregados assim o queriam, ocorriam ainda assédio moral e sexual, crimes que infelizmente ficaram impunes.
A mão de obra infantil também era comumente usada, criançaspassavam, por exemplo, horas e horas em fábricas de tecido manuseando maquinários sem qualquer auxílio de um adulto. Um bom exemplo pode ser visto no filme Daens: Um grito de justiça, indicado pela docente Cristiane Vianna que ministra Direio do Trabalho para facilitar e vivenciar o que ocorria à época.
Os direitos e deveres foram alencados contitucionalmente para banir tais abusos e dar qualidadeaos trabalhadores. A greve que é um direito adquirido pelos trabalhadores e fundamenta-se pela cessação coletiva e voluntária do trabalho realizada por trabalhadores com o objetivo de obter benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou ainda para evitar a perda de benefícios já conquistados, veio como forma de dar aos empregados que são a partefraca da negociação, por meio de seus sindicados, ficarem em condição de igualdade com seus empregadores que também por meio de seus sindicatos irão juntos buscar soluções para findar os conflitos e pacificar as relações de trabalho.




Histórico:

O nome "greve" surgiu devido a reniões de operários em uma praça de Paris onde acumulavam-se gravetos oriundos das enchentes do rio Sena(greve-graveto) e essas reuniões ocorriam quando os obreitos estavam insatisfeitos com as condições de trabalho e para paralização dos serviços.
A greve dos trabalhadores é a única forma, o meio de pressão para que o empregador atenda às reivindicações pautadas pelos empregados pois a paralização dos trabalhos configura prejuízos à produção.
De maneira globalizada a greve no decorrer do tempo, foiconsiderada um delito, depois passou a liberdade, no Estado Liberal e posteriormente, a direito, nos regimes democráticos.
Em 1791 foi criada a Lei "Le Chapellier" a qual vedava qualquer forma de agrupamento profissional para defesa de interesses coletivos.
Em 1799, o "Comernation Act", na Inglaterra, considerava crime de conspiração contra a coroa a coalizão dos trabalhadores para, por meiode pressão coletiva, conseguir aumento de salários ou melhores condições de trabalho.
Na Itália, em 1947, ocorreu o reconhecimento da greve como um direito.
A primeira referência a greve na Contituição Federal ocorreu em 10 de novembro de 1937, art. 139 "a greve e o lockout são declarados recursos antissociais, nocivos ao trabalho e ao capital e incompatíveis com os superiores interesses daprodução nacional. Observa-se, portanto, que a greve era tuda como ato ilícito, não reconheciao seu direito e seguia conforme o governo ditatorial da época.
Em 1946, seguindo o governo de estado democrático, a Constituição Federal, em seu artigo 158, XXI, reconheceu a greve como um direito, remetendo seu exercício à regulamentação legal.
Em 1967, a Constituição Federal, em seu artigo 165, XXalterou a Constituição Federal anterior e assegurou o direito "greve", exceto nos serviços públicos de atividades essenciais alencados no artigo 162 da CF.

Conceito:

Greve é um direito individual de exercício coletivo, manifestando-se como uma das formas de solução dos conflitos coletivosdo trabalho que é a autodefesa (ato pelo qual alguém faz a defesa própria). Esta autodefesa poderá ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Greve
  • greve
  • Greve
  • greve
  • Greve
  • Greve
  • greve
  • greve

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!