Greve

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Existem regras para a execução da greve, pois para que esta seja capaz de conquistar suas reivindicações é necessário que o abandono de trabalho seja coletivo e represente a vontade damaioria manifestada tácita ou expressamente. Este trabalho tem como objetivo principal explicar o que é a greve, quais são os seus efeitos e suas particularidades.
Existem diversos conceitos de greve,porém de uma forma geral a greve pode ser caracterizada como um instrumento de reivindicação trabalhista, que possui diversas modalidades. A prática da greve pode envolver diversos objetivos, entreeles salariais, morais, políticos e até mesmo sociais.



















Desenvolvimento
Entre os conceitos de greve estão:
- é a suspensão temporária do trabalho.
- é um atoformal condicionado à aprovação do sindicato mediante assembleia.
- é uma paralisação dos serviços que tem como causa o interesse dos trabalhadores.
- é um movimento que tem por finalidade areivindicação e a obtenção de melhores condições de trabalho ou cumprimento das obrigações assumidas pelo empregador em decorrência das normas jurídicas ou do próprio contrato de trabalho.
A greve éfundamentada no princípio da liberdade de trabalho. Existem países onde a greve é um direito ou uma liberdade e existem países que a proíbem tornando a sua prática uma infração penal. Quanto aos efeitossobre o contrato de trabalho, a greve é uma suspensão ou interrupção do contrato de trabalho.

O artigo 9° da Constituição Federal conferiu o direito de greve a todos os trabalhadores inclusive dainiciativa privada, bem como aos servidores públicos civis, artigo 37, VII. Empregados públicos da sociedade de economia mista, ou da empresa publica, têm o exercício do direito de greve regulado pelaLei n° 7.783/89, enquanto os demais servidores civis dependem de uma lei específica reguladora da matéria, ainda a ser editada.

Lei n° 7.783/89 não pode ser aplicada para regular a greve do...
tracking img