Greve dos caminhoneiros e seus reflexos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC) marcou para o próximo dia 25 uma greve geral da categoria, que deverá ter reflexos diretos da economia nacional.

O objetivo é reunir, no máximo, 600caminhoneiros que circulam pelo país - inclusive, no Estado de Mato Grosso -, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.


A greve também quer chamar a atenção para a nova lei queregulamenta a profissão de motorista.


O 25 de julho foi escolhido por se tratar do Dia de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas.
Segundo o Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC), o valor dofrete na maioria dos casos não cobre nem os custos de manutenção dos veículos. Para a entidade, esse baixo valor é referente à alteração na legislação, feita pela ANTT, que ocasionou diminuição nosvalores a serem estabelecidos pelos contratantes. Diante disso, para não perder a viagem, o caminhoneiro estaria sendo obrigado a aceitar os baixos valores oferecidos.

Alessandra Macedo, coordenadoranacional do movimento - que tem sede no Rio de Janeiro -, diz que a divulgação da greve está sendo feita por meio da internet, de panfletos e por meio de sindicatos e associações espalhadas pormunicípios do país todo. Ela contou que o 25 de julho foi escolhido por se tratar do Dia de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas. De acordo com ela, ainda não há uma estimativa sobre a adesão dacategoria, mas o objetivo é parar o máximo de caminhões possível.

A greve também quer chamar a atenção para a nova lei que regulamenta a profissão de motorista. Outro ponto reclamado peloscaminhoneiros é o chamado "cartão frete", que estabelece que cooperados ou agregados de cooperativas somente poderão prestar serviços exclusivos para as entidades a que estiverem vinculados. Sindicalistasargumentam que isso impossibilita a venda de fretes e compromete as atividades dos profissionais autônomos da área.

Os representantes das empresas dizem que não foram comunicados oficialmente sobre a...
tracking img