Gretuyjiopou

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NORMAS ISO
O que são padrões ISO ?
 
Os padrões ISO são acordos documentados contendo especificações técnicas e outros critérios precisos para serem usados constantemente como regras, guias, ou definições de características, para assegurar que materiais, produtos, processos e serviços estejam de acordo com os seus propósitos.
Como exemplo, podemos citar que os cartões de créditos, telefone ecartões de banco (que se tornaram comuns), são derivados de uma norma ISO internacional.
SDADF
O que é a ISO ?  
 
A International Organization For Stantandardization (ISO) é um instituto sediado em Genebra, na Suíça. É uma organização não governamental composta de 110 países.
 
A sigla ISO não provém da abreviatura de International Organization For Stantandardization, mas do grego Isos, quesignifica igualdade e uniformidade. O Certificado ISO não significa excelência, mas a implantação de um sistema de garantia da qualidade.
 
A International Organization For Stantandardization (ISO) é uma organização mundial que define e organiza padrões internacionais. Esses padrões são definidos por delegações nacionais de especialistas do ramo, governo e outras organizações relevantes.
 
Amissão da ISO é promover o desenvolvimento da padronização e atividades relacionadas no mundo com o objetivo de facilitar a troca ou comercialização de produtos e serviços e desenvolver cooperação na esfera intelectual científica tecnológica e econômica. Os resultados do trabalho da ISO são publicados como normas internacionais.
 
As vantagens competitivas não são mais construídas unicamente combase nos diferenciais de qualidade, preço e serviço. A sociedade exige das empresas que seus bens e serviços sejam produzidos e comercializados num contexto de total respeito e proteção às pessoas e ao meio ambiente. O conceito de responsabilidade social se ampliou, abrangendo os consumidores, os trabalhadores, as comunidades e os recursos naturais afetados pelas operações e produtos daorganização.
 
A incorporação da gestão da qualidade, da gestão ambiental e da gestão de saúde e segurança no trabalho aos demais sistemas gerenciais da empresa vem se tornando um fator essencial para o seu sucesso e sobrevivência. Para atender a esta necessidade, foram desenvolvidos padrões que orientam as empresas na estruturação, monitoramento e obtenção de  reconhecimento internacional  de seussistemas de gestão da qualidade, ambiental e de saúde e segurança:
 
Normas ISO 9000: série de normas que define os requisitos de um Sistema de Gestão da Qualidade e que pode ser usado por uma organização para orientar a avaliação, manutenção e melhoria contínua da qualidade seus produtos e serviços.
 
Normas ISO 14000: série de normas que fornece os requisitos para o planejamento e implementação doSistema de Gestão Ambiental, visando atender os requisitos de proteção ambiental e combate á poluição ambiental.
 
Norma OHSAS 18001: norma que fornece os requisitos para o planejamento e implementação do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, visando a prevenção de acidentes, a saúde e o bem estar dos trabalhadores e parceiros.

NORMA ISO 9000
Tornar-se uma empresa comcertificação pela norma ISO 9001:2000, não significa necessariamente que sua empresa fornecece produtos e serviços de qualidade, mas significa que sua empresa possui planejamento e controle de processos. No processo de implantação da norma são definidos e documentados os principais processos. A empresa deve seguir aquele processo, melhorando a confiabilidade do mesmo e assim reduzindo as chances de falhasno produto final. Isso deve ser controlado continuamente, por fim, através da cerificação, a empresa pode comprovar para o mercado que realmente atua de acordo com o Sistema de Gestão implantado.
 
A norma ISO 9001:2000, inclui as seguintes seções principais:
 
Sistema de Gestão da Qualidade 
Responsabilidade de Gestão 
Gestão de Recursos 
Realização do Produto 
Análise de Medidas e...
tracking img