Grendene

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

1.1 Histórico da Empresa

A Grendene foi fundada em 1971 em Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Sua primeira linha de produtos foi de embalagens plásticas para garrafões de vinho e aos poucos foi se transformando na sede do maior fabricante de calçados do país.
A empresa fabrica, distribuí e comercializa calçados sintéticos de PVC (Policloreto de Vinila) e EVA (EstirenoVinil Acetato).
Em sua linha de calçados oferecem um portfólio diversificado com seis linhas principais de produtos, totalizando mais de 450 modelos de calçados diferentes. Na média, mantém um portfólio ativo de cerca de 180 modelos de calçados.
Atendem o mercado nacional por meio de seus representantes comerciais e o mercado externo, tanto por meio de suas controladas diretas e indiretas noexterior que são a Saddle Corp., a Grendha Shoes e a Saddle Calzados, no Uruguai, nos Estados Unidos e na Argentina, respectivamente, e também por meio de distribuidores e de exportações diretas. No mercado externo, vendem seus produtos em 57 países, dentre os quais se destacam os Estados Unidos, Paraguai, México e Argentina.
Em 2004, possuíam aproximadamente 13.700 clientes ativos e atendiam cercade 17.300 pontos de venda no Brasil e 94 clientes ativos e cerca de 19.500 pontos de venda no exterior e cerca de 20.500 funcionários.

Linha do tempo histórico dos principais momentos da Grendene
1971
Atenta às possibilidades do plástico, a Grendene começa a produzir telas para os garrafões de vinho produzidos na Serra Gaúcha, para substituir as peças feitas em vime. Desde então, nunca maisoutra embalagem abraçou a bebida com tanta funcionalidade. A Grendene não parou por aí: foi a primeira empresa a utilizar a poliamida como matéria-prima para componentes de calçados.
1976
Inicia a produção de peças de plástico para máquinas e implementos agrícolas, e em seguida de componentes de para calçados, solados e saltos.
1979
Lançou a primeira sandália com a marca Nuar. No mesmo ano,lançou a coleção de sandálias com a marca Melissa, ao observar as sandálias de tiras dos pescadores da Riviera Francesa, os proprietários tiveram a idéia que revolucionou a empresa e a moda. Muito mais que um calçado de plástico injetado, a marca virou símbolo fashion. Nesse mesmo ano a Grendene começa a exportar.
1980
Inauguração da matrizaria localizada em Carlos Barbosa, no Estado do RioGrande do Sul, para produzir matrizes próprias para a fabricação de calçados de plástico.
1983
O casamento de sucesso da Melissa com os grandes designers mundiais começou neste ano, com as invenções de Jean-Paul Gaultier, Thierry Mugler, Jacqueline Jacobson e Elisabeth De Seneville, e faz grande sucesso em vendas.
1984
A Grendene ganhou os pés das meninas quando foi lançada a Melissinha, sempreacompanhada de algum brinde. Desde então, a linha Kids da empresa não parou mais de crescer. A aposta é abusar dos licenciamentos, como Barbie, Hot Wheels e Disney, utilizando em boa parte o apelo emocional e lúdico dos calçados com acessórios, que expressem o universo infantil.
1986
Com design diferenciado e priorizando o conforto, a Grendene lança a linha Rider, direcionada ao públicomasculino. A sandália after sport continua um sucesso 20 anos depois e é comercializada em 70 países.
1990
Instalação em Fortaleza da primeira unidade fabril no Estado do Ceará, que passou a se denominar Grendene do Nordeste S.A., com capacidade anual de produção de 5 milhões de pares.
1993
Inauguração da fábrica em Sobral, também no Estado do Ceará, que passou a se denominar Grendene Sobral S.A.Benefícios fiscais, menor custo de mão-de-obra e localização estratégica para acesso ao mercado internacional motivaram a transferência das operações fabris, até então localizadas em Farroupilha.
1994
Pensando nas diferentes mulheres, surge a linha Grendha, com opções para todos os estilos. Os modelos mais clássicos dividem espaço com moda praia, casual e fashion. À frente dos lançamentos,...
tracking img