gregos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Destacar os filósofos mais representativos do texto.

Tales de Mileto (substância fundamental [phýsis] é a água). Anaxímenes (substância fundamental [phýsis] é o ar). Heráclito de Éfeso(substância fundamental [phýsis] é o fogo). Pitágoras (substância fundamental [phýsis] é o numero, a matemática, e as formas geométricas provenientes do número).

2) Comparar as Escolas: Iônica ePitagórica.

Diferença: Para os filósofos Iônicos, o pensamento e reflexão central eram em torno da composição do cosmo (Universo). Tales afirmava que tudo no cosmo era composto pela água. Nascia, portanto,um novo período na história, onde a Natureza era resultado da razão, e não de causas sobrenaturais e deuses, como até então acreditava-se. Para Anaximandro, o princípio essencial era o ilimitado, paraAnaxímenes o ar, Heráclito propõe que a mutação é o princípio fundamental. Há uma busca racional, baseada em elementos próprios da Natureza para explicar sua composição. A Escola tinha como foco oentendimento racional acerca dos fenômenos naturais.
Os Pitagóricos fizeram uma síntese entre filosofia e religião (racional e místico), o que foi uma das maiores conquistas no conhecimento humano.Pitágoras, o filósofo fundador da Escola, foi considerado como o fundador da Ciência. O pensamento era apoiado na lógica de que “tudo é número”. Os números eram uma ponte entre a razão humana e a mentedivina. O objetivo central era atingir um estado liberal, de purificação da alma humana, através da intoxicação do espírito pela beleza que Pitágoras afirmava ter os números. Filolau, outro filósofo daEscola Pitagórica, propôs que a Terra gira em torno de um “fogo central”, onde era o responsável por todo vigor e energia do Universo, gerando até mesmo o calor proveniente do Sol.
A principal enotável diferença entre os Iônicos e Pitagóricos, é que o primeiro baseava seu pensamento filosófico acerca da composição do Universo e que esta era possível graças aos elementos da própria Natureza....
tracking img