Gregos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Direito Grego contribuiu e tem contribuído em muito para o sistema jurídico e político da sociedades atuais, e também as sociedades antigas, em especial em Roma, cidade que mais sofreu influênciagrega. Tudo isso porque a Grécia sempre empolgou e encheu os olhos dos idealistas de uma boa política e um sistema jurídico que em sua base seria bem constituído, que lançou conceitos e característicasainda hoje utilizadas em nossos sistemas jurídicos.

Inegável, é que o Direito Grego tenha prestado expressiva contribuição para os fundamentos da ciência política e das instituições de DireitoPúblico no tocante às idéias concernentes à forma tripartida de governo e ao ideal democrático, a agilidade com que atendiam aos seus interesses, bem como a praticidade com que os solucionavam, nalinguagem viva da justiça. Forma política que teve enorme influência em todos os povos da antigüidade, em especial em Roma., além de contribuir para a criação da Lei das Doze Tábuas. O desenvolvimento daatividade pretoriana, fundada nos princípios da eqüidade também têm início no Direito Grego.

Assim, a herança deixada pelo governo grego, a democrática, a representação proporcional, a tripartição dospoderes e o revezamento dos seus dirigentes constituem expressões vivas dos ideais de liberdade e igualdade com que honravam e souberam conduzir os seus propósitos.

Atualmente, no estudo formal dalei, os estudiosos procuram dar um enfoque mais crítico examinando-o como uma profunda estrutura, complexa em suas peculiaridades e organizações. Porém difícil é tal procedimento, simplesmente porquea maior parte de suas fontes acabou por se perder e o pesquisador só tem fragmentos esparsos ou fontes mediatas, sobrando-lhe elaborar, por indução, uma imagem incorreta do direito que à época seredigiu e se aplicou. O que se sabe, através de estudos, é que os tribunais eram constituídos por jurados leigos e não por juízes togados, isso fazia com que o poder de convencimento por parte dos...
tracking img