Gregos romanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Influência greco-romana para a formação do mundo ocidental

Se conseguimos compreender a importância da herança grega para nossa civilização contemporânea - que está cerca de 3000 anos distante dela - não é difícil imaginar a influência que os gregos exerceram nas civilizações que lhes eram mais próximas em termos temporais. É o caso dos romanos, por exemplo, que dominaram a Gréciapolítica e militarmente. No entanto, culturalmente, adaptaram-se aos modelos gregos.
Mas podemos ir mais além. Se o fim do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., representa o fim da influência greco-romana nos padrões culturais do mundo ocidental, que passou a ser modelado pelo cristianismo, por outro lado, a cultura e a mitologia greco-romana são retomadas ao fim da Idade Média no período queficou conhecido como Renascimento, bem como no século 18, quando se desenvolve um movimento cultural conhecido como Neoclassicismo.
Religião e Arte
Por outro lado, é importante deixar claro que a mitologia grega ou greco-romana, em suas origens mais remotas está ligada a uma visão de mundo de caráter religioso. Ao contrário, à medida que avançamos no tempo em direção aos nossos dias, amitologia vai se esvaziando do significado religioso e ganhando, principalmente, um caráter artístico. Em outras palavras, no século 15, ao retratar uma deusa greco-romana como Vênus, o pintor Sandro Botticelli não a encarava como uma entidade religiosa, mas como um ideal estético de beleza.
Na verdade, mesmo em termos de Antigüidade, é muito difícil fazer uma separação entremitologia e arte. A arte da Grécia antiga, por exemplo, trata essencialmente de temas mitológicos. E foi através da arte que tomamos contato com a mitologia grega: além de uma grande quantidade de templos (arquitetura), de esculturas, baixo-relevos e pinturas, a literatura grega é a principal fonte que temos dessa mitologia. Em especial, podemos destacar a obra de Homero, a "Ilíada" e a "Odisséia",que datam provavelmente do século 9 a.C., e a de Hesíodo, "Teogonia", escrita possivelmente no século seguinte.

O ser humano pode ser caracterizado de diversas formas. E uma delas, com certeza, é sua dimensão social em que se manifestam as posturas éticas e políticas, graças às quais podem ser construídas as relações .
Nossa sociedade é tributária da sociedade grega e romana. Nossospadrões e conceitos ético-morais originam-se nessas duas sociedades. A reflexão ética, entretanto provém dos gregos.
A ética que nós defendemos provém da idéia de valores. Essa, por sua vez desenvolveu-se a partir das indagações socráticas e das classificações aristotélicas. Foram aprimorados pelos sofistas, pelos pensadores helenistas até chegar à reestruturação feita pelo cristianismo.Costuma-se dizer que o período áureo da filosofia antiga corresponde ao tempo de Sócrates, Platão e Aristóteles. Nesse período se definiu a Dialética Socrática, a dicotomia Platônica e a Metafísica Aristotélica, entre outros pontos centrais do pensamento dessa tríade. Destacando-se que com Aristóteles se fundamenta também a Política e a Ética, mostrando que o homem é um animal, não só racional,mas também político e como tal vivendo numa coletividade em que são necessárias, além das normas jurídicas, as normas de convivência.
O Mundo Romano
Foi dentro desse contexto de decadência moral da sociedade, principalmente grega, que se estabeleceu o helenismo e ao declínio desse movimento e do poderio macedônico, aparece e cresce, cada vez mais, o poder Romano. Isso mostra que em cadamomento histórico em que se manifesta um vazio moral, político ou de qualquer valor, haverá espaço para o crescimento de uma nova liderança e de novos valores.
Originando-se no século VIII aC, Roma foi crescendo mediante suas conquistas militares; e como crescia militarmente, anexando novos territórios, necessitava estabelecer bases ideológicas para se manter e crescer mais. Dessa forma...
tracking img