Grecia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Império do Belo
Arte Grega
Ainda às margens do Mediterrâneo desenvolveu-se a civilização que maior influência causou na cultura ocidental: a civilização grega. Extremamente observadores, os gregos buscaram compreender o homem e o mundo, utilizando para tal a razão e não a emoção. Assim, instituíram a Filosofia e conceberam os valores universais que eram o Belo, o Bem e a Verdade. Para osgregos, nada era belo senão pela sua participação no Belo em si, o qual, por sua vez, confunde-se com o Bem supremo e com o divino, E quando falamos em "divino", referimo-nos a deuses de forma antropomórfica, isto é, deuses com forma, virtudes e defeitos humanos. Tudo isso leva-nos a perceber tanto o caráter humanista dos gregos como a complexa interação: homem-divino-belo-arte.
A manifestaçãoartística, assim como no Egito, também estava voltada para a religião, Porém, a arte não obedecia a normas e convenções rígidas ditadas pela crença. As artes atendiam às necessidades práticas do culto religioso; obedeciam a cânones e cálculos matemáticos e geométricos que visavam a um equilíbrio e harmonia de formas buscando, assim, o ideal de beleza e perfeição. Então, vejamos de que modo os gregosserviam à religião, sem sucumbir seus anseios filosóficos.
O templo e o teatro são dois monumentos que se sobressaem na arquitetura grega. O teatro atendia ao culto em honra ao deus Dionísio, celebrado através de peças teatrais representadas por atores do sexo masculino que usavam as chamadas "personas", Estas eram máscaras que, por si só, já indicavam se a peça era uma tragédia ou uma comédia. Oteatro era, então, construído em madeira, por ocasião dessas peças, ou ainda, desse culto, Porém, mais tarde, os arquitetos gregos resolveram construí-lo em pedra e com uma estrutura que fosse permanente. Em forma semi-circular, os gregos construíram as arquibancadas aproveitando o relevo íngreme das montanhas. Tais detalhes podem parecer banais, mas não se observarmos que o formato semi-circularproporciona uma boa visão da cena e que, ao aproveitarem a inclinação das montanhas, os gregos, com sua sabedoria, revolucionaram os problemas com o som e deram os primeiros passos para o que hoje conhecemos como Acústica,
Já o templo destinava se à simples moradia de uma divindade. Suas características mostram que não eram construídos para que os fiéis ficassem no seu interior; era mais exterior doque interior. Algumas partes do templo merecem atenção: as colunas com seus capitéis, o frontâo e o friso, As colunas com seus capitéis determinavam a ordem arquitetônica a qual pertence o templo: dórica, jônica ou coríntia. Nas ordens dórica e jônica, o esquema de decoração era reciprocamente coordenado com a proporção dos elementos. Um exemplo dessa proporção pode ser dado ainda referindo-se àcoluna. Sua altura é diretamente proporcional ao seu diâmetro e tal proporção varia de acordo com a ordem arquitetônica, pois podemos perceber que estas refletem também o perfil do povo que as utilizou. Os templos da ordem dórica, por exemplo, são simples, porém maciços, Suas colunas, cuja altura equivale a quatro ou seis vezes o seu diâmetro, elevam-se firmes e robustas, pois são mais estreitasno alto que na base; possuem caneluras largas e terminam no capitel dórico, sóbrio e geométrico. Todos esses detalhes refletem a personalidade dos dórios que, aguerridos e nômades, foram os últimos a penetrarem no território grego.
A ordem jônica, cujo nome vem dos jônios, povo ariano que também formou o povo grego, reflete um gosto mais refinado e uma preocupação maior com a estética, Aocontrário das colunas dóricas, as colunas dessa ordem são sustentadas por uma base circular propositadamente preparada; são mais esguias e cilíndricas, pois suas caneluras são mais estreitas e sua altura equivale a oito ou dez vezes o seu diâmetro. Seu capitel é caracterizado por duas volutas laterais simetricamente colocadas, que torna a coluna jônica bem mais leve e graciosa, Aliás, a plasticidade...
tracking img