Grecia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRÉCIA


Entre os mares Egeu,Jônico e Mediterrâneo surgiu a civilização Grega, formada por tribos nômades de origem indo-européia.As duas Polis mais importantes foram Esparta e Atenas.Cada cidade-estado tinha sua própria forma política e administrativa, assim como organização social e deuses protetores.Eram considerados antropocêntricos, pois davam grande valor ao homem.A base da economia era o cultivo das oliveiras, trigo e vinhedos.As ânforas gregas muito apreciadas não só pela beleza e perfeição das formas, mas pela função utilitária, transportavamvinhos,azeites e perfumes para os quatro cantos da Península pelo mar Mediterrâneo, alcançando grande desenvolvimento e cunhando até moedas de metal.
Três estilos marcaram a arquitetura grega:Estilo Dórico: com colunas de linhas mais rígidas e capitel liso, é o mais simples e o mais utilizado.
Estilo Jônico: caracterizou –se pela leveza e elegância das colunas e o uso debase circular.
Estilo Coríntio: colunas mais ornamentadas,largas, robustas,expressando luxo e abundância.
Dois grandes nomes se destacaram na arquitetura, Ictinio e Calícrates,responsáveis pela construção de vários monumentos, dos quais o mais famoso é o Paternon, em Atenas.
A arquitetura em geral era feita de pedras, utilizavam mármore para fazer monumentos, o bronzee o metal.As casas eram retangulares, amplas com o interior dividido em vários cômodos menores.Os palácios eram estruturas complexas ricamente adornados por pinturas e esculturas.
Cultuavamo corpo e expressavam isso nas esculturas representando homens nus, animais e vegetais com expressões e sentimentos, como apareciam na natureza..
A pintura representava cenas do cotidianocomo registro histórico.
Considerada merecidamente “Berço da Sociedade Ocidental”, a civilização grega teve significativa importância para a evolução da arte em geral. Pioneiros nas...
tracking img