Grecia antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto








ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:
CIÊNCIAS SOCIAIS



Professor (a):










UNIDERP
TUCURUÍ – PA
2012

SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO................................................................................................................1
2. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DAREALIDADE........................................................2
3. A CLASSE OPERARIA VAI AO PARAISO.............................................................5
3.1. Interações sociais da sociedade atual...................................................................6
4. REFLEXÕES SOBRE OS DOCUMENTOS BUNDANDO E ILHA DAS FLORES..... 7

5. PAJERAMA UMA QUESTÃO DECOINSCIENTIZAÇÃO....................................................................................................8
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................10

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................11














1. INTRODUÇÃO
No mundo em que vivemos percebemos que osindivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros.
Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais. Constatamos isso em nossa sociedade, pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta todosos dias enquanto outros não sequer o que comer durante o dia.
Abordaremos neste trabalho as principais questões sociais, vivenciadas em nosso cotidiano. Verificaremos também os principais conceitos que são essenciais para que se haja a compreensão do espaço social como sociedade ativa, essas mesmas questões sociais que na maioria das vezes são as responsáveis pelo isolamento social da sociedade.2. A CONSTRUCAO SOCIAL DA REALIDADE
Ciências Sociais baseia-se em um conjunto de disciplinas que estudam o Homem através das suas relações com a sociedade e com a cultura. As questões relacionadas com o Homem em sociedade começaram a merecer a atenção dos estudiosos e a revestir um caráter científico a partir do século XVIII. Dessa época  datamos primeiros estudossobre a ação do Homem no seio da sociedade, bem como sobre as suas relações com os seus semelhantes. Nasce neste século a economia política.
E, contudo no século XIX que aparece a maior parte das disciplinas que pertencem ao domínio das Ciências Sociais, como é o caso da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política. Estas foram, na sua gênese, profundamente influenciadas pelas teorias sobre asociedade de filósofos da época, particularmente de Comte, de Marx e de Spencer.
No século XX, as Ciências Sociais conheceram um amplo desenvolvimento, deixando de se circunscrever apenas a trabalhos de grande envergadura científica, para se democratizarem e descerem às escolas superiores e secundárias, passando a ser objeto de estudo dos alunos.
O leque de disciplinas pertencentes às CiênciasSociais também se alargou, passando a compreender, para além das já citadas, a Psicologia, a Etnologia e a Geografia Humana. Embora sujeito a discussão, também é comum integrar-se nas Ciências Sociais e Humanas a História, a Filosofia e até as Ciências Jurídicas.
Os trabalhos realizados no âmbito das Ciências Sociais obedecem a uma metodologia própria, assente em dados qualitativos equantitativos. Os principais meios utilizados para obtê-los são: o inquérito, a entrevista, o questionário, a análise de documentos, a observação direta, a observação participante e a estatística.
Hoje, a acelerada evolução tecnológica veio dar um incremento muito válido ao avanço das Ciências Sociais, ao permitir que os estudos empíricos se desenvolvam e se completem pelos meios quantitativos, daí...
tracking img