Grecia antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Grécia Antiga
Localizada no sudeste da Europa, entre os mares Egeu e Jônio. O povo Grego habitou a Europa há mais de 2500 anos a. c. . Na Grécia desenvolveu-se uma civilização extraordinária com: Valorização do pensamento lógico ↔ racional; Grandes obras de literatura e arte (poesia, teatro e escultura); Vários estudos nas áreas disciplinares da Matemática, Ciências e Filosofia.Características: Relevo acidentado, com várias cadeias de montanhas. Na antiguidade, essa característica dificultava as comunicações terrestres. O litoral, ao contrário, muito recortado, formado por pequenas ilhas e com excelentes portos naturais, facilitava o intercâmbio marítimo. A dificuldade em estabelecer contatos internos contribuiu para que a Grécia antiga fosse constituída por diversascidades independentes, isto é, com governo próprio. Assim, cada cidade grega tinha uma organização social própria, com seu governo, seus costumes e sua religião. Por essas características, as cidades da Grécia Antiga receberam o nome de cidades-estados. Dispondo de poucas áreas cultiváveis, seus habitantes dedicavam-se às atividades marítimas. Isso resultou em uma sociedade formada, sobretudo, pornavegadores e comerciantes. Nos séculos VIII e VII a. c., as cidades gregas conheceram grande desenvolvimento devido ao crescimento populacional e o progresso nas áreas de comércio e tecnologia. Esse fenômeno gerou a queda da monarquia, o início das turbulências sociais que fizeram gerar legislações → Processo de descentralização político-administrativa. São numerosas as cidades-estados gregas (Cidadeindependente com autonomia política, religiosa, e econômica). Esparta e Atenas se destacam em relação ao Direito.
Esparta: Séculos VII a IV a. c. Fundada por invasores Dórios. Sociedade mais imóvel da História: esforço de manutenção do seu status quo (estado anterior à questão de que se trata; , em função das leis criadas pelo legislador Licurgo. Esse refreamento de qualquer tipo de evolução(permaneceram parados no tempo por longo período) era reflexo das influências de famílias espartanas poderosas, desejosas de manter as coisas como estavam, continuando a manter seus interesses e proveitos próprios.
Espartiatas: Eram os dórios, guerreiros que recebiam educação militar especial. Eram educados para viver para o Estado.
Periecos: Eram os aqueus, tinham boas condições materiais de vida,mas nenhum direito político.
Hilotas: Eram escravos de propriedade do Estado, não tinham proteção da lei e sua condição humana era uma das mais insuportáveis de todo mundo antigo.
Economia: Propriedade estatal das terras;
Era dividida em cleros (lotes de terras) e distribuídas aos espartiatas na condição de usufruto, pois o Estado continuava dono das terras;
Cada espartíata recebia seisescravos (em caráter de empréstimo) do Estado.
Política: O poder era monopolizado pelo Conselho de Anciãos (Gerúsia), composto por 28 gerontes. Os gerontes eram cidadãos com mais de 60 anos de idade, escolhidos em assembléia composta exclusivamente por espartiatas não permitindo a inserção de pessoas de outras faixas etárias. O cargo era vitalício e exclusivista.
Gerúsia (Conselho de anciãos):Eforos: Função de cuidar da educação crianças espartiatas.
Magistrados: Função de fiscalizar a vida pública de Esparta.
Conclusões: Militarismo levado às últimas consequências.
Características sociais marcantes (modo de vida):
Xenofobia: Aversão, temor, antipatia por pessoas estranhas ou por influências de outros povos estrangeiros.
Xenelasia: Impedimento e até mesmo banimento da estadia deestrangeiros em seu meio, o que fazia com que não entrassem em contato com idéias estranhas às suas próprias.
Laconismo: Se fala somente o mínimo necessário e se utilizando de menor número de palavras possível. Tal fato é responsável direto pelo refreamento de mudanças sociais, visto que diminui a atividade intelectual e criativa.
Atenas: Separada do resto da Grécia por montanhas muito altas, o que a...
tracking img