Gravimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Neste relatório apresentaremos as análises gravimétricas realizadas em laboratório nas aulas práticas. As práticas foram: Determinação gravimétrica de ferro, determinação gravimétrica do Níquel e determinação gravimétrica de umidade e cinzas em material orgânico.
A gravimetria, a eletronegatividade e algumas técnicas de análise térmica tratam da obtenção, por tratamento químicoda substancia por análise, e da pesagem de um composto ou elemento na forma mais pura possível. As determinações gravimétricas tradicionais tratam da transformação do elemento íon radical, a ser determinado, em um composto puro e estável, adequado para pesagem direta, ou que possa ser convertido em outras substancias químicas que possa ser quantificada sem muita dificuldade. A massa do elemento,íon ou radical da substancia original pode, então ser calculada a partir da formula do composto e das massas atômicas relativas e de seus elementos. Podemos citar algumas vantagens sobre a análise volumétrica: Ela é acurada e precisa se forem usadas balanças analíticas modernas; é fácil identificar possíveis fontes de erro porque os filtrados podem ser testados para avaliar o termino daprecipitação e os precipitados podem ser analisados quanto à presença de impurezas; é um método absoluto, isto é, envolve uma medida direta, sem necessidade de calibração; as determinações podem ser feitas com aparelhagem relativamente barata.
A análise gravimétrica é método macroscópico que envolve, normalmente, amostras, relativamente grandes em comparação com outros procedimentos analíticosquantitativos. É possível obter alto grau de acurácia e, mesmo nas condições normais de laboratório.
Os procedimentos de gravimetria dão ao analista excelente treinamento e muita experiência nos procedimentos laboratoriais.






















Objetivos

- A análise em gravimetria tem como objetivo aplicar técnicas de Química Analítica, para a partir da base teórica eexperimental. Na prática gravimétrica, podemos descobrir o percentual constituinte da amostra fornecida, utilizando a base teórica da análise.
- Determinar o níquel presente numa amostra de sulfato de níquel como dimetilglioximato.
- Dosar o teor de ferro em uma solução de FeCl3, pelo método gravimétrico.
-Dosar o teor de umidade nas amostras.Metodologia

Nas práticas usamos três métodos:
(Precipitação:
Neste caso, o analito é convertido em um precipitado pouco solúvel, depois é submetido a filtração, purificação (através da lavagem e aquecimento) e finalmente pesado.
Para que este método possa ser aplicado se requere que o analito cumpra certas propiedades como: Baixa solubilidade,alta pureza ao precipitar, alta filtrabilidade e composição química definida ao precipitar.

(Volatilização:
Neste método se medem os componentes da amostra que são ou podem ser voláteis.O método será direto se evaporarmos o analito e o pesarmos através de uma sustância absorvente que tenha sido previamente pesada assim o ganho de peso corresponderá ao analito analisado.O método será indiretose volatilizarmos o analito e pesarmos o resíduo posterior à volatilização assim a perda de peso sofrida corresponde ao analito que foi volatilizado.O método por volatilização só pode ser utilizado se o analito é a única sustância volátil ou se o absorvente é seletivo para o analito.

(Calcinação:
  É o processo em que oxida-se as substâncias presentes em uma dada amostra à forma de óxidosusando calor. Faz-se isso no laboratório com uso de um forno elétrico chamado mufla, e na indústria em fornos aquecidos por óleo, como na produção de cimento.
Normalmente, as calcinações ocorrem em temperaturas da ordem de 1000°C. Esse sistema é usado em análises químicas de substâncias complexas ou na quantificação de metais, pois a maior parte dos óxidos metálicos se mantém estáveis a essa...
tracking img