Gravimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Analise Gravimetrica é uma série de métodos quantitativos usados em química analítica, para a determinação da massa de um composto ao qual o analito esta relacionado.
Para utilização do método devemos obter substancias mais pura possíveis de uma mistura, através de processos de transformação de misturas, tendo como resultado a separação dos constituintes da mistura,utilizando-se a massa da substancia pura para determinar quanto desta tinha na amostra .
Os cálculos são realizados, com base no peso atômico e molecular do composto e se baseiam na estequiometria das reações químicas.
A utilização da analise gravimétrica possui suas principais vantagens pelo fato de ser simples tanto em questão de aparelhagem quanto em cálculos finais e extremamente precisa, sendorealizada com seus devidos cuidados, porém esse método é demorado e com possíveis erros acumulativos.







































Princípios do método

A base da análise gravimétrica é a pesagem de uma substância (constituinte separado da amostra na forma de uma fase pura, com composição química bem definida) obtida por precipitação,volatilização, eletrodeposição ou extração, sendo esta substância então pesada, (no caso de precipitação). Depois da pesagem acha-se a massa do constituinte através de relações estequiométricas.
Para analise gravimétrica existem duas maneiras de usar a massa como sinal analítico, que é a determinação direta, através de sua massa ou pela determinação, ou determinação indireta, pela medida da variaçãoda massa devido à perda do analito ou a massa do composto formado como resultado de uma reação envolvendo o analito da massa de um composto que contém o analito.
Existem vários tipos de métodos de analise gravimétricos, tais como:
• Eletrodeposição: é um método muito simples que utiliza a corrente elétrica pata precipitar o analito.
• Volatização: é um método onde se medem oscomponentes da amostra que são ou podem ser voláteis. Se evaporarmos o analito e pesarmos através de uma sustância absorvente que tenha sido previamente pesada, o método será direto, ou seja, o ganho de peso corresponderá ao analito analisado.
• Extração: método realizado por solventes diferentes, onde tem uma determinada solução adicionando outro solvente para precipitar o analito.
•Eletrogravimetria: envolve célula eletroquímica e elemento presente na solução na forma de íons é depositado em eletrodo na forma de metal. Massa pode ser medida, elemento pode ser quantificado.
• Precipitação: consiste na gravimetria realizada de maneira que o constituinte seja isolado mediamente adição de um reagente capaz de ocasionar a formação e uma substância pouco solúvel.Gravimetria por Precipitação

Esse método, se baseia na conversão de um analíto para um precipitado parcialmente solúvel, por meio da adição de um reagente precipitante. O precipitado é então filtrado, lavado para retiragem de impurezas e convertido, por meio de tratamento térmico (secagem ou calcinação), a um produto cuja composição é conhecida, e então o precipitado é pesado. Para que possamosutilizar esse método o analíto precisa ter algumas propriedades, como baixa solubilidade, alta pureza ao precipitar, alta fitrabilidade e composição química bem definida ao precipitar.
Como exemplo do processo, temos a determinação de cálcio em água. Nesse processo, primeiramente adicionamos ácido oxalico (H2C2O4) à solução. A seguir, amônia é adicionada para neutralizar o ácido e provocar aprecipitação de todo o cálcio na amostra em oxalato de cálcio (CaC2O4), conforme as reações:

2NH3 + H2C2O4 -----> 2NH4+ + C2O4-
Ca2+ (aq) + C2O42- (aq) ----> CaC2O4 (s)

O precipitado é então filtrado usando um cadinho previamente filtrado, entao secado e submetido a elevadas temperaturas. É esse processo que converte o precipitado inteiramente em oxilato de cálcio, observado na reação:...
tracking img