Gravimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa de conceitos
Gravimetria
É a medida do campo gravitacional. A gravimetria é importante quando a magnitude do campo gravitacional ou as propriedades dos materiais que geram este campo são de interesse em estudos normalmente relacionados à Geofísica e a Geodésia.
Unidades de medida
A gravidade normalmente é medida em unidades de aceleração. No sistema de unidades S.I., a medida deaceleração padrão é igual a 1 metro por segundo ao quadrado (abreviado como m/s2). Outra unidade usual é o Gal (abreviatura de Galileu), que é igual a 1 centímetro por segundo ao quadrado. O miliGal (10-3×Gal) é muito utilizado para representar pequenas variações do campo gravitacional.

Volumetria
Volumetria é um método de análise química quantitativa que se fundamenta na medição do volume desolução de um reagente necessário e suficiente para efectuar determinada reacção.
A volumetria é também chamada de titrimetria, termo oriundo do inglês titration, titulação.
A titulação é uma das técnicas utilizadas em volumetria. Em um processo titulante determina-se o volume de uma solução "A" que reage com uma outra solução "B" de concentração e volume previamente. A partir desse volume de "A" quereagiu com "B", podemos determinar a concentração de "A" através da fórmula:
Ca * Va = Cb * Vb
Em que:
• Ca = Concentração da solução "A"
• Va = Volume da solução "A"
• Cb = Concentração da solução "B"
• Vb = Volume da solução "B"

Tipos de volumetria:

• Ácido/base

Neste processo faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que éadicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante+titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo do pH do ácido e da base.

Normalmente, para se fazer uma titulação, utiliza-se um frasco de erlenmeyer (onde são postos o titulado, água e um indicador ácido/base) e uma bureta,onde está contido o titulante.


• Precipitação

É possível fazer uma titulação de quatro maneiras, dependendo do pH do titulado. Assim, se o titulado for um ácido forte, faz-se a titulação com uma base forte, se for um ácido fraco, faz-se a titulação com uma base forte, se o titulado for uma base fraca, o titulante será um ácido forte, e se for uma base forte, o titulante também será umácido forte.

Este tipo de volumetria baseia-se na medição do volume do reagente, de concentração conhecida, necessário para precipitar completamente o componente que se deseja determinar.
As reacções devem obedecer às seguintes condições: o precipitado formado deve ser praticamente insolúvel; a formação do precipitado dever ser suficientemente rápida para que não se verifique o fenómeno da sobresaturação; o ponto de equivalência da reacção deve ser facilmente detectável; e não se resista a ocorrência de formação de depósitos de substâncias geralmente solúveis conjuntamente com o precipitado, devido a fenómenos de absorção.
Um obstáculo que surge ao efectuar uma volumetria de precipitação é a não existência de indicadores com carácter geral. Assim, nas volumetrias de precipitação, osindicadores a utilizar são específicos de cada titulação, dependendo da reacção química que lhes serve de base.


• Oxidação-Redução

Uma volumetria de oxidação-redução baseia-se em reacções em que há transferência total ou parcial de electrões entre as espécies oxidante e redutora. Oxidante é toda a espécie capaz de captar electrões e redutor toda a espécie capaz de os ceder.
Uma partículaoxidante pode ser titulada por uma partícula redutora ou vice-versa. O ponto de equivalência destas titulações é alcançado quando o oxidante e o redutor estiverem nas proporções estequiométricas.
De forma a satisfazer este requisito, as tendências, tanto do redutor para a cedência de electrões como do oxidante para os aceitar, devem ser suficientemente elevadas e traduzem-se, quantitativamente,...
tracking img