Gravidez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS PROBLEMAS RELACIONADOS À GRAVIDEZ NA Adolescência




Um assunto muito polêmico que envolve muitos fatores de causas e conseqüências, a gravidez indesejada pode ser considerada como umproblema que se reflete para o resto da vida, um fruto, uma nova vida, uma pessoa que está sendo gerada e que fará parte de você a partir da fertilização. Muitos fatores são considerados como causas dasexualidade precoce de muitas meninas, geralmente meninas mais novas se interessam por garotos mais velhos, acima dos dezoito anos, de fato elas amadurecem mais cedo que os homens, mas não o suficientepara ter conscientização sobre o que é a gravidez e como ela se reflete por toda a vida.
A gestação na adolescência é um problema mundial de saúde pública, pois atinge principalmente a classesocial mais carente e de menor escolaridade, sendo na maioria das vezes não planejada.
Os riscos de gestação na adolescência não são apenas devido ao fator idade, existem riscos biológicos, porémpsíquicos e sociais bastante importantes. Quanto ao fator idade, podemos considerar duas faixas etárias, a adolescência precoce de 11 a 15 anos e a tardia de 16 a 19 anos. È na primeira fase que ocorremmais riscos. Um fator é a idade ginecológica que é menor, isto é, quanto menor a diferença entre a idade cronológica da paciente e aquela que teve a primeira menstruação maior o risco para a gestação,devido a imaturidade da vascularização uterina, o que acarretaria o parto prematuro ou uma placenta insuficiente. Porém esta faixa etária coincide com a maior não aceitação da gestação, maiorpostergação do início do pré-natal acarretando falta de orientação alimentar, tratamento de anemia, infecções urinárias ou vaginais, pré-eclampsia e também um trabalho psíquico-social.
Um estudo comprovou que367 adolescentes mães, 125 provocaram o aborto e 71 tinham aborto espontâneo.
A gravidez na adolescência é, portanto, um problema que deve ser levado muito a sério e não deve ser subestimado,...
tracking img