Gravidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Extrapolam-se os conceitos, avolumam-se as estatísticas sobre a gestação em adolescentes. Para a Lei nº 8.069 (de 13 de julho de 1990, com o objetivo de garantir à criança proteção à vida e à saúde, juntamente com outras medidas), que alberga o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a definição de adolescente centra-se naquela pessoa entre 12 e 18 anos. Entretanto, para aOrganização Mundial da Saúde (OMS) este período está compreendido entre 10 a 19 anos. Alguns autores tentam fazer a correspondência com as teenagers, muito comum nos trabalhos anglo-saxônicos que versam sobre gestação na adolescência, porém a faixa etária correspondente às teens está compreendida entre os 13 (thirteen) e os 19 (nineteen), o que não está em correspondência nem com os índices mundiais,tanto o Ministério da Saúde (MS) como as Secretarias de Saúde de estaduais e municipais utilizam os padrões da OMS na sua coleta de dados.
O primeiro relato sobre sexualidade na adolescência no Brasil data do século XVI, ou, mais precisamente, dos dias que se sucederam à descoberta em Porto Seguro.
O exercício da sexualidade é um direito de todos. Em pesquisa feita junto aos adolescentes, emvárias regiões do estado do Rio de Janeiro, podemos observar que existe um hiato entre a idealização e a realidade entre os adolescentes. Enquanto o inicio da atividade sexual idealizada pelas adolescentes era aos 17 anos e o primeiro filho aos 23, entre os adolescentes caía para os 16 anos, apesar de também acharem que a idade de 23 anos seria ideal para serem pais. Apesar desta idealização, a grandemaioria informava conhecimento sobre os métodos anticoncepcionais, principalmente a pílula e a camisinha.
É necessário abrir espaço para diálogo, para que as adolescentes que engravidam, possam ser atendidas precocemente, sem a inflexibilidade dos serviços obstétricos, que ao arrepio da lei, seja a Constituição Federal ou o ECA, negam-lhes atendimento pré-natal, se decorridas as primeiras 16semanas de gestação, caindo num vácuo assistencial que pode ser o princípio de dias difícies e sombrios. Ao darmos a oportunidade de gerarem seus filhos num ambiente hígido, sem cobranças, será contribuído para que a mãe dê ao seu filho condições mínimas necessárias para o desenvolvimento do bebê.

A ADOLESCÊNCIA E A GRAVIDEZ

A adolescência é a fase do desenvolvimento humano caracterizada pelastransformações biopsicossociais que marcam a progressiva passagem da infância para a vida adulta. As modificações evolutivas vividas pelo adolescente são comparáveis por amplitude e ritmo, às do nascimento e do primeiro ano de vida
O termo puberdade é, em geral, reservado para as modificações físicas que ocorrem, em média, na faixa etária Dops 10 aos 14 anos, e que se caracterizam pelaaceleração do crescimento esquelético, por alterações da composição corporal e pelo amadurecimento sexual.
Segundo o Ministério da Saúde (1993), o final da adolescencia pode ser caracterizado, em linhas gerais pelo atendimento das seguintes condições pelo indivíduo: estalecimento de uma identidade sexual e possibilidade de estabelecer relações afetivas estáveis; ter independência econômica; capacidade deassumir compromissos profissionais, e relações de reciprocidade com a geração precedente e com a sociedade.
Em termos de faixa etária, existem controvérsias sobre os limites que definem a adolescência. Por ser um processo evolutivo biopsicossocial, que assume aspectos diferentes de acordo com as várias culturas, há dificuldade no estabelecimento de conceito único, amplo e universal paracaracteriza-lá.
Existe, atualmente, grande preocupação da sociedade em relação aos adolescentes, justificada por dados estatísticos alarmantes, divulgados pela imprensa leiga e científica, referentes ao exercício da sexualidade e ao consumo de drogas, lícitas e/ou ilícitas (Andrade, 1998).
Uma pesquisa, publicada pelo Ministério da Saúde e realizada com amostra probabilística que abrangia população...
tracking img