Gravidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE VALE DO SALGADO
DISCIPLINA: POLÍTICA SOCIAL II
PROFESSORA: LUCIANA
TURMA: SERVIÇO SOCIAL 4º SEMESTRE
EQUIPE: RAFAELA DUARTE DE SOUSA, RIVANEIDE BEZERRA VIANA, FRANCY ANA DE SOUSA LIMA, GLEICILENE PIRES MOREIRA, JOSÉ IDERLANDE BEZERRA VIANA, RACHEL AMÂNCIO DE BRITO, PAULA REJANE AMÂNCIO, CINTIA ARRUDA, ÉRICA DENINE SUDÁRIO






GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES: UMESTUDO DE CASO NO PSF DO BAIRRO MANOEL MARIANO NO MUNICÍPIO DE ICÓ, ESTADO DO CEARÁ










ICÓ-CE
2011
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO FEITO NO PSF DO BAIRRO MANOEL MARIANO NO MUNICÍPIO DE ICÓ, ESTADO DO CEARÁ



RESUMO

Esse artigo originou-se de um estudo de campo no ESF, no Alto Manoel Mariano, no município de Icó-Ce, com a finalidadede analisarmos as causas e as consequências da gravidez na adolescência, de jovens entre 12 e 19 anos.
Assim percebemos que a pesquisa coletiva é induzida através da observação dos fatos ocorridos num determinado bairro, os quais acarretam problemas, levantando a estudos em que possa melhorar a qualidade de vida desses adolescentes. Os problemas existentes partem de hipóteses preliminares,levando o estudo de fatos do cotidiano, onde possa identificar consequências que levam ao desenvolvimento de projetos.
Dessa forma, caracteriza-se por observação e experimentação, tem como finalidade esclarecer perante a sociedade, as dificuldades que passam as adolescentes, quando se trata de sua sexualidade.
No estudo de caso foi aplicado um questionário no Alto Manoel Mariano, nomunicípio de Icó-Ce. No presente bairro, possuem aproximadamente 60 jovens entre 12 e 19 anos, mais utilizamos 05 como amostrar, sendo que três se recusaram a contribuir com o questionário. Entre as adolescentes grávidas, com o intuito de descobrir o que levou a essas jovens a engravidar, e orientar as demais se prevenirem.


Palavras-Chave: Adolescentes. Gravidez na Adolescência. Futuro.ABSTRACT

This article originated from a field study at ESF in the High Manuel Mariano, in the municipality of Ico-Ce, in order to analyze the causes and consequences of teenage pregnancy, youth between 12 and 19 years.
Thus we see that the research collective is induced by the observation of events in a particular neighborhood, which cause problems, raising the studies that canimprove quality of life of adolescents. The problems start from hypotheses preliminary study of the leading facts of everyday life, which can identify consequences that lead to the development of projects.
This form is characterized by observation and experimentation, aims to clarify before the society, the difficulties they are teenagers, when it comes to their sexuality.
In the casestudy was a questionnaire in the Upper Manuel Mariano, in the municipality of Ico-Ce. In this neighborhood, have approximately 60 young people aged 12 to 19 years, over 05 used as samples, and three refused to contribute to the questionnaire. Among pregnant teens, in order to find out what led to these young people to become pregnant, or advising others to use protection.


Keywords: Adolescents.Pregnancy in Adolescence. The future.

1. INTRODUÇÃO


A adolescência é um período de mudanças fisiológicas, psicológicas e sociais que separam a criança do adulto, prolongando-se dos 10 aos 20 anos incompletos, segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), ou dos 12 aos 18 anos de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente do Brasil.
De acordo com os dados doMinistério da Saúde, as piores implicações do parto tendem a cometer meninas com menos de 15 anos e, serão piores ainda em menores de 13 anos. A mãe adolescente tem maior mortalidade por complicações na gravidez no parto. A taxa de mortalidade é duas vezes maior que entre gestante adulta. A incidência de recém nascidos de mães adolescentes com baixo peso é duas vezes maior que um recém nascido...
tracking img