Gravidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETENCIA - CDC
ENSINO MÉDIO


SEBASTIANA BRITO DA LUZ





TEMA EIXO:
QUAL EDUCAÇÃO SEXUAL NOSSA DE CADA DIA?
TEMA:
GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: UM EVITAVEL PROBLEMA SOCIAL





Concórdia
2012
SEBASTIANA BRITO DA LUZ






GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: UM EVITAVEL PROBLEMA SOCIAL



Trabalho apresentado ao Centro de Desenvolvimento deCompetência CDC como um dos pré – requisitos para avaliação final e obtenção de Ensino Médio.

Tutor:
Prof. Josué Bailão



Concórdia
2012

SEBASTIANA BRITO DA LUZGRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: UM EVITAVEL PROBLEMA SOCIAL


Trabalho apresentado ao Centro de Desenvolvimento de Competência CDC como um dos pré – requisitos para avaliação final e obtenção do Ensino Médio



Aprovada em ______ / _______ / ______


Nome da Instituição
___________________________________________________


Nome do Tutor e Orientador___________________________________________________







DEDICATÓRIA
















À Deus, Pai e criador de todo universo, minha amada e querida mãe Jesuína do Socorro, amiga de todas as horas e meu porto seguro, aos meus filhos (as) Ruan Pablo, Ruan Diego, Thalita Vitória e Thaís Sophia; meu esposo Valmir Santos por toda a paciência e compreensão, e com grande gratidão a Professora Vanéria Ribeiro que emdiversos momentos abdicou de seu tempo para contribuir com meu crescimento.




AGRADECIMENTOS

Ao Centro de Desenvolvimento de Competência CDC, pela oportunidade de alcance a educação e de recomeçar.

A Nilma e aos Professores Kleber Denis e Josué Bailão que também se colocaram a disposição a cada domingo dedicado a esta turma 10 – A.

E aos colegas de Classe que permaneceram até otérmino deste curso, pelas divergências e opiniões opostas que acrescentaram muito para o meu amadurecimento e conhecimento pessoal.







EPÍGRAFE

A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.

Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lápor estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.

Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passaseus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?

Charles Spencer Chaplin.



INTRODUÇÃO
A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das idéias e opiniões opostas aos pais e dos irmãos, formação de identidade, fasena qual as conversas envolvem namoros, brincadeiras e tabus, um momento extremamente delicado que está entre a infância e a fase adulta. A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião, fase também bastante conturbada para uma mulher biologicamente preparada para gestação, com fortes transformações e alterações psicológicas e físicas.
A palavra adolescência vem do latim“adolescere” que significa “fazer-se Homem/Mulher” ou “crescer na maturidade” (MUUSS, 1982 apud Kimel & Weiner, 1995, p. 2), sendo que somente no final do século XIX foi vista como uma etapa distinta do desenvolvimento (Reinecke, Dattílio & Freeman, 1999)
O inicio da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar e cultural, adolescentes que iniciam a vida sexual...
tracking img