Gravidez na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia na família: Gravidez na adolescência

A adolescência é uma fase em que os jovens não se sentem mais crianças e ainda não são adultos. O corpo está passando por intensas transformações.Fisicamente já são capazes de engravidar, mas emocionalmente não estão maduros para serem pais e mães. Isso porque ainda eles não têm claro seu projeto de vida para o futuro, muito não se sentemresponsáveis pelo rumo de sua própria vida e ainda são muito dependentes dos pais. Por outro lado os adolescentes têm muita curiosidade a respeito de tudo, inclusive de sexo.
Para os pais essa mudança émarcada por vários sentimentos: surpresa, decepção, raiva, culpa alegria e por várias indagações. Por que aconteceu, onde eu errei. Os pais podem se sentir culpado por não terem conversado com a filha,por não ter tido uma liberdade maior com seus filhos.
Esses adolescentes em contato a todo instante com cenas de sexo na televisão, cinemas e nas conversas com amigos. Isso os deixa confuso e comvontade de colocar em prática tudo que vêem e escutam. Tudo isso leva os adolescentes a iniciarem a atividade sexual cada vez mais cedo. E por desconhecerem o funcionamento do seu corpo acabamengravidando.
Adolescência e gravidez quando ocorrem juntas podem acarretar serias conseqüências para todos os familiares,mas principalmente para os adolescentes envolvidos,pois envolvem crises e conflitos.Oque acontece é que esses jovens não estão preparados para tamanha responsabilidade.
Hoje percebe se que ouve uma grande mudança na estrutura familiar nos últimos anos,antes a família tinha um modelohierárquico onde eram rígidos e centralizadores,hoje os filhos passam a ser orientados em seu desenvolvimento por vivencias e descobertas.Ainda existe muita dificuldade entre pais e filhos para se terum dialogo sobre sexo.Existe um constrangimento dos jovens pois temem a sua desaprovação,os pais por sua vez se sentem desajeitados e despreparados para abordar o assunto.
A gravidez precoce pode...
tracking img