gravidez na adolescecia

760 palavras 4 páginas
JULIANA MELO

GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA E SUAS CONSEQUENCIAS

SÃO LUIS – MA
2014
JULIANA MELO

GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA E SUAS CONSEQUENCIAS

Pré-projeto apresentado na Disciplina de Fundamentos da Pesquisa como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso de Enfermagem.

SÃO LUIS – MA
2014
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. JUSTIFICATIVA
3. OBJETIVOS
3.1 GERAL
3.2 ESPECÍFICOS
4. METODOLOGIA DA PESQUISA
5. CRONOGRAMA
6. REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO
A gravidez na adolescência, como o próprio nome já define, consiste na gravidez de uma mulher que esteja na adolescência. A organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como uma etapa que vai dos 10 aos 19 anos, e o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) a conceitua como a faixa etária de 12 a 18 anos. É uma transição entre a fase de criança e a adulta, sendo um período de transformação profunda no corpo, na mente e na forma de relacionamento social do individuo.
A gravidez na adolescência é uma realidade que abrange a todas as classes. Em alguns casos a gravidez precoce faz parte de um desejo, mas na maioria das vezes, é uma surpresa inesperada que gera uma serie de conflitos emocionais, instabilidade familiar, desvio da escola e afastamento do convivo social, uma seria de consequências das quais os jovens não refletem quando decidem dar o primeiro passo para a vida sexual (BOCARDI, 2003).
A presença da família é fundamental para o amadurecimento e construção da vida dimensional do adolescente, sendo a primeira referencia desde a infância, a bússola que ira orientar os passos desses jovens para a vida adulta. Mas o que acontece é que muitos pais acham constrangedor ter um dialogo aberto com seus filhos, essa falta de dialogo gera jovens mal instruídos que iniciam a vida sexual sem o mínimo de

Relacionados

  • Transferir
    740 palavras | 3 páginas
  • projeto de pesquisa de campo gravidez na adolescencia
    1993 palavras | 8 páginas
  • Gravidez na adolescência
    5875 palavras | 24 páginas
  • MUNDO ESCOLA
    21766 palavras | 88 páginas