Gravidez na adolescência

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1414 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 TEMA
Gravidez na Adolescência

2 PROBLEMA
Quais os fatores que ocasionam a gravidez na adolescência. E como fazer para evita – lá?

3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Analisar os fatores que ocasionam a gravidez na adolescência, e como fazer para evita-lá.

3.2 Objetivos Específicos
Analisar os fatores que ocasionam a gravidez adolescência.
Indicar medidas alternativas para evitara gravidez adolescência.

4 JUSTIFICATIVA
A pesquisa sobre a gravidez na adolescência é muito importante, pois servirá de subsídio para informar a sociedade como um todo desse período da adolescência que ocasiona esse problema, que há a cada dia que passa só aumenta.
A adolescência é considerada um fenômeno especifico do desenvolvimento humano, inclusive do aspecto sexual. É período confusoe de contradições onde os adolescentes vivem novas experiências. Assim, pretende-se com o presente trabalho investir com a atividade específica para que a gestão nesse período possa ser observada não apenas como um episódio, mas como um processo dinâmico, inserido numa fase da vida de profundas transformações.
Este tema foi escolhido, por ser um assunto bastante polêmico, e que necessita desoluções e observações que ajudam a desenvolver e orientar as crianças e os adolescentes nesse período. Pretende-se que esta pesquisa traga contribuições para a escola e educadores. Percebemos que algumas adolescentes enfrentam com muita dificuldade a problemática da gravidez e carecem de informações por parte dos pais e educadores.


5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

5.1 Fatores que Ocasionam aGravidez na Adolescência


O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar. Adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais. A queda dos comportamentos conservadores, a liberdade idealizada, o hábito de “ficar” em encontros eventuais, a não utilização de métodos contraceptivos, embora haja distribuição gratuitapelos órgãos de saúde públicos, seja por desconhecimento ou por tentativa de esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresça e consequentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência.
As adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam nesse período, geralmente vêm de famílias cujas mães seassemelham a esse contexto, ou seja, também iniciaram sua vida sexual precocemente ou engravidaram durante adolescência. (BARROSO, VIEIRA & VARELA, 2002 p.48)

A gravidez precoce pode estar relacionada com diferentes fatores, desde estrutura familiar, formação psicológica e baixa autoestima. Por isso, o apoio da família é tão importante, pois é a base que poderá proporcionar compreensão,diálogo, segurança, afeto e auxílio para que, tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente. Com o apoio da família, aborto e dificuldades de amamentação têm seus riscos diminuídos. Alterações na gestação envolvem diferentes alterações no organismo da jovem grávida e sintomas como depressão e humor podem piorar ou melhorar.
Se desde cedo os paisconversarem com a criança, respondendo o que ela pergunta e respeitando a curiosidade sem violência e sem críticas, estarão criando um canal aberto de comunicação. Isso vai facilitar as conversas dos pais com os filhos adolescentes, fazendo com que os jovens se sintam mais seguros, amados e respeitados. Quanto mais o adolescente gostar de si mesmo e se cuidar, menor é o risco de uma gravidez nessa fase.5.2 Medidas Alternativas Para Evitar a Gravidez na Adolescência.

É necessário encarar a gravidez na adolescência como um problema da sociedade. Criar um círculo virtuoso é dever do estado, apoiado pela responsabilidade social de empresas, dos profissionais de ONGs, de professores comprometidos com o futuro intelectual da nação, de profissionais de saúde envolvidos e de pais que querem...
tracking img