Gravidez na adolescência: informar para prevenir

Páginas: 13 (3110 palavras) Publicado: 7 de abril de 2011
PROJETO DE INTERVENÇÃO

Tema: Gravidez na Adolescência: Informar para Prevenir

Apresentação
Este projeto vem traduzir tudo o que produzimos teoricamente durante o curso de Serviço Social e assim analisando a realidade e a necessidade de apoio às adolescentes grávidas e suas respectivas famílias da população na qual é assistida pelo CRAS I situado na Av. Tiradentes, n°1533, no municípiode Araguaína - TO, onde  será realizada uma série de Palestras Técnicas Profissionais que levarão o público – alvo a refletir e reavaliar as práticas adotadas no universo da infância e da adolescência.
     O Estágio Supervisionado em Serviço Social tem como objetivo a inserção do aluno no futuro espaço sócio institucional de capacitação para sua profissionalização vivenciando uma aprendizagempresencial de situações reais presenciadas tanto em instituições públicas ou privadas. Segundo a Lei 11.788 de 25 de Setembro de 2008 "é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para trabalho produtivo de educando que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, [...]". O Estágio está regulamentado em lei, comdisposto no parecer CNE/CES n°492/2001, homologado pelo Ministério de Estado da Educação em 09 de Julho de 2001 e consubstanciado na Resolução CNE/CES de Abril de 2002.
     O Projeto de Intervenção é um planejamento sistemático no qual o estagiário pretende desenvolver no campo de estágio. É uma exigência da disciplina do Estágio Supervisionado I, onde o estagiário deve desenvolver, nainstituição, respostas às demandas que foram verificadas a partir da ótica do estagiário. Tal proposta deve ser realizada com a observação do profissional, supervisor de campo, sendo  uma iniciativa do próprio acadêmico, com possibilidade deste realizar uma ação interventiva no campo onde atuou.
      

Justificativa
"Adolescer é amadurecer física, intelectual e afetivamente. O eu individual se tornamuito consciente, e o jovem quer decidir sua vida sem interferências. Ele prefere errar sozinho e acertar por orientação. É normal e faz parte do processo de amadurecimento." (Duarte, p. 34, 2001).

     Baseado no alto índice de gravidez na adolescência sentiu-se o desejo de pesquisar e entender melhor as causas desse fato, bem como a necessidade de realizar ações educativas e preventivas acerca deste tema. Desta forma o presente projeto propõe uma política de conscientização e responsabilidade das conseqüências que virão a curto prazo (gestação de período de nove meses) bem como as de longo prazo (adolescente poderá apresentar problemas de crescimento e desenvolvimento, emocionais e comportamentais, educacionais e de aprendizado), a serem realizados com as adolescentes e seusfamiliares assistidos pelo CRAS I no município - TO.
     O Estágio Supervisionado em Serviço Social, tem como objetivo a inserção do aluno no futuro espaço sócio institucional de capacitação para sua profissionalização vivenciada uma aprendizagem presencial de situações reais presenciadas tanto em instituições públicas ou privadas.
     Assim este projeto vem de certa forma traduzir o que foi produzidoteoricamente durante o curso de Serviço Social e assim analisando a realidade e a necessidade de apoio às adolescentes e suas respectivas famílias da população de araguaína - TO assistida pelo CRAS I serão produzidas uma série de Palestras Técnicas Profissionais que levarão o público - alvo a refletir e reavaliar as práticas adotadas no universo da infância e da adolescência.
     A gravidezprecoce é uma das ocorrências mais preocupantes relacionadas à sexualidade da adolescência, com sérias conseqüências para a vida dos adolescentes envolvidos, de seus filhos que nascerão e de suas famílias.
     Segundo Maria Sylvia de Souza Vitalle e Olga Silvério Amâncio, da UNIFESP , quando a atividade sexual tem como resultante a gravidez, gera conseqüências tardias e a longo prazo, tanto para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gravidez na adolescencia: como prevenir
  • Gravidez na adolescência Prevenção da gravidez na adolescência
  • Gaguez
  • Gravidez na adolescência
  • Gravidez na adolescencia
  • GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
  • Gravidez na adolescencia
  • Gravidez na adolescencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!