gravidez na adolecenscia

864 palavras 4 páginas
Introdução
A gravidez na adolescência, quais seriam os motivos que levam a adolescente a engravidar, apesar do grande número de informações. Durante a realização deste trabalho, foi possível identificar que os adolescentes possuem conhecimento acerca dos métodos contraceptivos, porém não sabem como administrá-los corretamente. A pílula e o preservativo masculino aparecem como os mais conhecidos. Os jovens muitas vezes negam o risco de engravidar devido a um pensamento "mágico" característico da adolescência e de sua imaturidade psicoemocional. Ao engravidar, as adolescentes acreditam obter a auto realização e a independência. Outro fator relevante a ser discutido é que, culturalmente, a mulher ainda é vista como a única responsável por evitar uma gravidez. Então construir um espaço onde pais, familiares, escola, adolescentes, professores e profissionais de saúde possam dialogar é um importante instrumento para se obter resposta social com vistas à superação das relações de vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), assim como à gravidez precoce e não planejada.

Desenvolvimento

A adolescência é a fase de transição entre a infância e a idade adulta, caracterizada por transformações físicas e psicossociais. Nessa fase, o jovem assume mudanças na imagem corporal, de valores e de estilo de vida, afastando-se dos padrões estabelecidos por seus pais e criando sua própria identidade. O desenvolvimento da sexualidade faz parte do crescimento do indivíduo, em direção a sua identidade adulta. Modificações do padrão comportamental dos adolescentes, em relação á sexualidade, vêm exigindo maior atenção dos profissionais de saúde, devido a suas repercussões, entre elas a gravidez precoce.
Cabe destacar que a gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas. Não se pode esquecer que apesar de os meninos não possuírem as condições biológicas necessárias para engravidar, um filho não é feito sozinho. Já fica

Relacionados

  • Gravidez na Adolecenscia
    4839 palavras | 20 páginas