Gravidez na adolecência

Páginas: 16 (3774 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
Trabalho de Pesquisa em Saúde
Gravidez na adolescência

Disciplina: Pesquisa em saúde

INTRODUÇÃO:

A gravidez na adolescência provoca em nosso cotidiano muitas polemicas que induz debates diversos diante de uma sociedade liberal, tradicional e moralista.
Alguns pesquisadores procuram descobrir as causas dessa deficiência e estrutura das jovens abordando diversos temas para se chegar àscausas que se refere o crescimento deste fenômeno. Estas adolescentes podem ser capazes de absorver informações, ou ate mesmo ter acesso a elas, e a imaturidade é um fator que conta para o crescimento tão precoce.
Abordamos neste tema um índice que indica o despreparo dos profissionais da área saúde para atender essas adolescentes e seus familiares. Um dos principais motivos que imprimi adeficiência dessas adolescentes é a sexualidade iniciada precocemente levando muitas vezes a gravidez indesejada podendo até mesmo causar riscos prejudicando seu crescimento físico e psicológico.
Este assunto pode ser abordado de varias maneiras, a gravidez virou um fenômeno entre as adolescentes, muitas vezes com reincidência após pouco tempo da primeira gestação.
Muitas vezes a descoberta da gravidezé vista como um problema para a jovem mãe, para suas perspectivas futuras, também sem deixar de lado a estrutura familiar.
Algumas delas têm apoio familiar, mas a grande maioria sofre por ter medo de contar a família e ao companheiro sobre a gravidez, pois podem enfrentar ou enfrentam rejeição, desamparo da família ou do companheiro com o acontecimento da gravidez. Muitas delas não têmorientações dos pais, convive com familiares que tem problemas com álcool e drogas ilícitas e a falta de estrutura socioeconômica. Levando muitas adolescentes a cogitar o aborto, ou ate mesmo provoca-lo deixando marcas emocionais, físicas e ate mesmo social ao longo de sua vida.
Outro item preocupante é a evasão do pré-natal, no caso das adolescentes que é baixo em comparação a gestantes adultas. O uso dedrogas durante a gestação, levando a incidência de morte materna ou fetal e doenças sexualmente transmissíveis, no entanto, para muitas adolescentes a descoberta da gravidez é vista como um problema, a maioria não tem estruturas para criar seus filhos.
Ha evidencia de que a baixa escolaridade leva as adolescentes a ter mais chances de engravidar, ou abandonar seus estudos por não ter quem cuide deseus filhos.
Com tudo isso é bem claro que os adolescentes em geral precisam de ações sociais, governamentais, familiares e pedagógicas para auxilia-los neste assunto.
Evidenciando assim com mais acuidade todos os pontos da sexualidade, gravidez, métodos contraceptivos, doenças, aborto e DST´S, escolaridade e futuro.
A ideia geral é descobrir e mostrar todos os aspectos em relação à gestaçãona adolescência, usando variados estudos sobre o assunto e abordar todos os pontos.

Artigos
Alegria, Schor, & Siqueira (2001) Estudaram a gravidez na adolescência, em um serviço de Obstetrícia da Grande São Paulo. A população de estudo foi de 349 gestantes: 77 adolescentes e 272 adultos. O material utilizado para o estudo compreendeu: prontuário clínico; cartão da gestante; e entrevista feitacom a gestante e/ou equipe de saúde, no puerpério imediato. Um dos resultados obtidos foi as gestantes adolescentes do serviço em estudo, apresentaram uma baixíssima concentração de consultas no pré-natal, o que poderia estar sendo relacionado com uma maior proporção de partos operatórios e intercorrências no parto e no puerpério.
LOPEZ A., F.V. et al. Gravidez na adolescência: estudocomparativo. Rev. Saúde públ. S.Paulo, 23:473-7,1989.

Holanda, Diógenes & Yazlle (2008) Estudaram os números e tipos de partos, categoria de internação, ocupação e diagnósticos obstétricos entre adolescentes, foi feito um estudo, por meio do sistema de informações de altas hospitalares (CPDH), do Departamento de Medicina Social da FMRP-USP, os autores analisaram, os dados correspondentes aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GRAVIDEZ NA ADOLECENCIA
  • Gravidez na adolecencia
  • Gravidez na adolecencia
  • Gravidez Na Adolecencia
  • gravidez na adolecencia
  • Gravidez na adolecencia
  • Gravidez na adolecência
  • GRAVIDEZ NA ADOLECÊNCIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!