Graus de relacionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diferentes graus de relação entre texto e imagem dentro de livros
Ricardo Azevedo

Falar da relação entre textos escritos e imagens dentro de livros é sempre um desafio. Existem muitos e diferentes tipos de texto e muitos e diferentes tipos de imagem e essa multiplicidade torna as coisas bastante complexas.
Diferenciar textos literários criados a partir de preocupações estéticas de, porexemplo, textos jornalísticos, informativos ou publicitários nunca foi tarefa fácil.
O mesmo ocorre com o discurso visual. Quando uma pintura é imagem publicitária, ilustração ficcional, ilustração informativa ou pintura convencional?
As perguntas são inúmeras: existe algum fator que realmente caracterize a literatura – algo como uma “literariedade” ? Ou seria o leitor quem de fatodetermina se o que está lendo é literatura, informação, filosofia, religião, ciência ou qualquer outra coisa? Há algum elemento que nos assegure que tal desenho seja arte? O que é exatamente arte? O que é exatamente literatura? Por que razão o homem faz arte e literatura?
Para manter a discussão no âmbito da relação do texto com a imagem, se partirmos do princípio de que determinado texto é literário –por ser construído a partir da ficção e da linguagem poética – como lidar com o fato de que esse mesmo texto pode ser ilustrado, de forma coerente e satisfatória, por diferentes artistas através de diferentes concepções estéticas por vezes até antagônicas?
Como lidar com o fato de que, em níveis diferentes, toda a ilustração é sempre uma interferência que pode alterar, por vezes dramaticamente,o universo significativo do texto?
Considerando isso, como determinar a “autoria” de um texto escrito e ilustrado? Se há casos em que aparentemente não há motivo para dúvidas, o que fazer com as outras inúmeras situações em que texto e imagem dialogam de forma inseparável, situações que, diga-se de passagem, nem de longe podem ser consideradas casos excepcionais?
O que afinal significa “ilustrar” um texto?
Seria reproduzir o que o texto já diz? Seria encontrar e representar uma chave pronta e óbvia apresentada de antemão pelo texto?
Embora tais perspectivas sejam arraigadas e disseminadas, não creio que façam muito sentido. Primeiro porque o texto escrito e as imagens constituem códigos diferentes dotados de recursos peculiares e por vezes incompatíveis. Um exemplo simples: épossível escrever “era uma casa muito engraçada/não tinha teto não tinha nada/ ninguém podia entrar nela não/porque na casa não tinha chão etc.” mas como ilustrar tal texto?. Além disso, textos literários tendem a ser plurissignificativos e possibilitar diferentes leituras o que, em princípio, desqualifica premissas como “mensagem” e “chave única de leitura”, ou seja, não combinam com a idéia deunivocidade. Tais noções podem ser apropriadas para obras informativas e didáticas mas não funcionam diante de textos que privilegiam a ficção e a linguagem poética.
Mesmo diante de assunto tão amplo e multifacetado, envolvendo questões que vão desde uma determinação do que seja arte e literatura até problemas específicos de linguagem, gostaria de propor algumas idéias bastante gerais que talvezpossam contribuir para uma reflexão e, espero, para uma melhor compreensão do assunto em pauta.
Creio ser possível afirmar que, independentemente de tendências literárias, informativas, didáticas, científicas, religiosas ou de qualquer outro tipo, os livros produzidos e oferecidos pelas editoras podem ser sub-divididos nos seguintes grupos:
1) livros texto: livros sem imagens a não ser,eventualmente, uma ilustração de capa. Sua característica preponderante, no ângulo em que estou querendo pensar, é que neles o texto escrito funciona e atua como uma espécie de artista–solo que brilha sozinho e ocupa todos os lugares do livro. Muitas e muitas obras se enquadram nessa categoria e são, em geral, dirigidas ao público adulto;
2) livros texto-imagem: livros em que o texto vem acompanhado de...
tracking img