Graphic noveal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Graphic Novel - Os quadrinhos colocados no seu devido lugar
Aqueles que gostam de quadrinhos com certeza já ouviram falar sobre graphic novels, pois é o termo é bastante usado nessa área artística. A diferença entre um gibi e o graphic noveal são várias coisas, mas o essencial mesmo é que a graphic novel ou romance gráfico se trata de um livro que é desenhado e apresentado em quadrinhos.

Ahistória de uma graphic novel é mais longa que as demais e de uma forma geral com um conteúdo mais sério que as demais publicações. Esse nome foi dado pelo grande quadrinista Will Eisner que quando criou a HQ “Um contrato com Deus” percebeu que sua história não se encaixa em nenhuma denominação existente até então.
Para poder colocar o seu trabalho a venda é necessário que exista uma espécie derótulo para poder coloca-lo a venda nas estantes das livrarias. Por isso mesmo Eisner criou o que seria a primeira Graphic Novel e desde então muitos artistas seguiram seu exemplo e começaram a criar histórias mais longas com uma profundidadeemocional maior.
Will Eisner como o mestre nessa nova forma de pensar os quadrinhos criou livros que ensinavam o passo a passo de como criar boas histórias semficar preso em estereótipos. Se você gosta de histórias em quadrinhos como, por exemplo, de super heróis pode dar uma chance de conhecer um trabalho um pouco diferente como esse.
Uma forma mais madura e diferente de ver o mundo através de quadrinhos. Vale muito a pena conhecer um pouco mais.
http://www.o-que-e.com/o-que-e-uma-graphic-novel/

Um romance gráfico (também se utiliza o termoinglês graphic novel) é uma espécie de livro, normalmente contando uma longa história através de arte sequencial (banda desenhada ou quadrinhos), e é frequentemente usado para definir as distinções subjetivas entre um livro e outros tipos de histórias em quadrinhos.
O termo é geralmente usado para referir-se a qualquer forma de quadrinho ou mangá de longa duração, ou seja, é o análogo na artesequencial a uma prosa ou romance. Pode ser aplicado a trabalhos que foram publicados anteriormente em quadrinhos periódicos, ou a trabalhos produzidos especificamente para publicação em formato livro. Uma graphic novel não precisa ser voltada para o público adulto; às vezes, é necessário apenas que tenha uma boa estrutura e um visível grau filosófico (ex: A Saga do Tio Patinhas).http://pt.wikipedia.org/wiki/Romance_gr%C3%A1fico

Reza a lenda que o mesmo foi criado pelo mestre Will Eisner, ao apresentar sua obra Contrato com Deus(publicada no Brasil pela Editora Brasiliense) para seu editor.


Na época, Eisner não queria que a publicação fosse catalogada como um comic book, e a apresentou como sendo uma "graphic novel".

Tendo ou não sido o pioneirono uso do termo, o fato é que isso "vingou". Hoje, ao pensarmos numa graphic, logo imaginamos uma publicação com tratamento de qualidade, papel idem, formato diferenciado, seja livro ou revista, e conteúdo de primeira (o que nem sempre acontece, convenhamos).

Pois bem, o dito termo foi nome de uma série homônima que fez história nas bancas nacionais. Graphic Novel, publicada pela Editora Abrilentre janeiro de 1988 e junho de 1992, teve um total de 29 edições.

Começando com obras diferenciadas do Universo Marvel, logo passou a abranger também o Universo DC e, para surpresa de muitos leitores, chegou a trazer material europeu de qualidade. Várias edições traziam textos sobre a obra ou sobre os responsáveis pela mesma.

Algumas delas fazem parte do que há de melhor no quadrinhomundial, e com uma vantagem, na época do lançamento em bancas: preços acessíveis. Confira a seguir toda a série e suas respectivas capas:

1- X-Men - O conflito de uma raça, por Chris Claremont (roteiro) e Brent Anderson (arte). Um grupo age executando friamente mutantes, e os X-Men são vitimas de um terrível complô, armado pelo reverendo Stryker. Essa história foi tomada como base para o filme...
tracking img