Granulometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
XX DETERMINAÇÃO DO NÚMERO DE REYNOLDS CRÍTICO


A granulometria é uma operação unitária mecânica, subdivida em fragmentação, transporte, peneiramento, mistura e armazenamento. A análisegranulométrica consiste em separar o material através de uma série de peneiras com malhas progressivamente menores, sendo em cada uma delas, retida uma parte da amostra. Posteriormente são realizadasanálises, sendo sua quantidade relacionada com a abertura da malha que o reteve.


XX Propriedade dos Sólidos Particulados


O conhecimento da propriedade dos sólidos particulados é fundamentalpara o estudo das operações unitárias.
Uma das tarefas que o engenheiro químico mais se defronta é a separação de materiais. De forma geral são divididas em 3 classes: Separação mecânicas,separações físico-químicas e separações químicas (GOMIDE, 1983).
As propriedades estão divididas em duas classes: As que só dependem da natureza das partículas e as que se associam com o sistema.A primeira está associada a forma, dureza, densidade, o calor específico e a condutividade. Propriedades que se relacionam com o sistema são a densidade aparente, a área específica, as condutividades,a permeabilidade e o ângulo de repouso (FOUST, 1982).
Distinguem-se pelo tamanho 5 tipos de partículas:
- Pós, com partículas de 1 µ até 0,5 mm
- Sólidos granulares, compartículas entre 0,5 e 10 mm
- Blocos pequenos: 1 a 5 cm
- Blocos médios: 5 a 15 cm
- Blocos grandes: Acima de 15 cm


XX Materiais homogêneos

Quando o material é homogêneo, adeterminação da análise e mais simples. Uma esfera, por exemplo, pode ter seu tamanho definido com base em seu diâmetro. O tamanho de uma partícula pode ser obtido de diversas formas, desde uma formadireta com o auxilio de um microscópio, ou por peneiramento, elutriação, decantação ou centrifugação.
O peneiramento consiste na passagem da amostra por malhas progressivamente menores até...
tracking img