GRANULOMETRIA E MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO DO MANGUEZAL DA REGIÃO ESTUARINA DO RIO SÃO FRANCISCO

2169 palavras 9 páginas
GRANULOMETRIA E MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO DO MANGUEZAL DA REGIÃO ESTUARINA DO RIO SÃO FRANCISCO

Karen Viviane Santana de Andrade (1); Andressa Aiala Neves Rocha (2) ; Raquelle Carolline dos Santos Pinheiro (3); Debora Cristina Senk Correia (2); Tiago de Oliveira Santos (1); Francisco Sandro Rodrigues Holanda(4)

(1) Engenheiro (a) Florestal, Mestrando (a) em Agroecossistemas; Pesquisador (a) do Laboratório de Erosão e Sedimentação; Universidade Federal de Sergipe, Av. Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa Else, São Cristóvão, Sergipe, 49000-100. (2) Graduanda em Engenharia Florestal; Pesquisadora do Laboratório de Erosão e Sedimentação; Universidade Federal de Sergipe. (3) Graduanda em Engenharia Agronômica; Pesquisadora do Laboratório de Erosão e Sedimentação; Universidade Federal de Sergipe; (4) Engenheiro Agrônomo, PhD em Agronomia; Professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe; Universidade Federal de Sergipe.

Resumo – Solos de manguezais são formados por processos de deposição de sedimentos oriundos de ecossistemas circunvizinhos, apresentando elevado teor de matéria orgânica. Este trabalho objetivou avaliar as características granulométricas e o teor de matéria orgânica do solo, em manguezais, localizados na região estuarina do rio São Francisco, Sergipe. As amostras foram coletadas em dois sítios experimentais, Estação A e Estação B, divididas em bosques de franja, bacia e transição, onde foram coletadas cinco amostras de 0,5 kg de solo na profundidade de 0 a 20 cm. A análise granulométrica foi realizada pelo método do densímetro, utilizando os percentuais de areia, silte e argila, com a textura classificada pelo triângulo de classificação textural. A distribuição dos componentes granulométricos ocorreu de forma homogênea, observando-se percentuais médios de areia, silte e argila variando de 59,11 a 80,34%, 14,55 a 30,73% e 6,10 a 10,94%, respectivamente, sendo que essa grande concentração de areia pode ser explicada pela movimentação de

Relacionados