GRANDEZAS FÍSICAS DO PROCESO DE CORTE

1503 palavras 7 páginas
1.2 GRANDEZAS FÍSICAS NO PROCESSO DE CORTE
O princípio usado em toda máquina-ferramenta para obter a superfície desejada é providenciar um movimento relativo apropriado entre a peça e a ferramenta, escolhida adequadamente. Assim, para o estudo da usinagem, é necessária a definição das grandezas físicas no processo de corte. A norma NBR 6162 – Movimentos e Relações Geométricas na Usinagem dos Metais: Terminologia trata justamente desses conceitos (ABNT, 1989). A seguir são apresentadas algumas definições básicas extraídas dessa norma. Os conceitos se referem a um ponto genérico da aresta cortante (gume), dito “ponto de referência”. Nas ferramentas de barra, esse ponto é fixado na parte da aresta cortante próxima à ponta da ferramenta. 1.2.1 Movimentos
Os movimentos nas operações de usinagem são movimentos relativos entre a peça e a aresta cortante e a peça considerada estacionária. Podem-se distinguir dois tipos de movimentos: os que causam diretamente a saída de cavaco e os que não tomam parte diretamente na sua retirada.
Movimentos que causam diretamente a saída do cavaco:
1. Movimento de corte: realizado entre a peça e a aresta de corte, o qual, na ausência de movimento de avanço, produz somente uma única retirada de cavaco.
2. Movimento de avanço: realizado entre a peça e a aresta de corte, o qual, com o movimento de corte, provoca a retirada contínua de cavaco.
3. Movimento efetivo: resultante dos movimentos de corte e avanço, realizados ao mesmo tempo.
Movimentos que não causam diretamente a formação do cavaco:
1. Movimento de aproximação: realizado entre a peça e a aresta de corte, por meio do qual ambas se aproximam antes da usinagem.
2. Movimento de ajuste: realizado entre a peça e a aresta de corte para determinar a espessura de material a ser retirado.
3. Movimento de correção: realizado entre a peça e a aresta de corte para compensar o desgaste da ferramenta, ou outra variação (térmica, por exemplo).
4. Movimento de recuo: realizado

Relacionados