Grandes oradores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução 

Rui Barbosa foi um importante estadista, político, diplomata e jurista brasileiro. Nasceu na cidade de Salvador (Bahia) em 5 de novembro de 1849.
Carreira profissional 

Rui Barbosa apoiou o movimento republicano e teve uma grande participação no processo de Proclamação da República, que ocorreu em 15 de novembro de 1889. Tornou-se o primeiro ministro da fazenda da história doBrasil República. 

Era dotado de vasta erudição, sendo um excelente orador. Foi embaixador do Brasil na Conferência de Haia (1907), representando o Brasil com grande mérito e destaque. Em função desta participação brilhante, ganhou o apelido de “Águia de Haia”.

Foi também um brilhante escritor. Entre suas obras mais importantes, podemos citar: O Papa e o Concílio, Habeas Corpus, Cartas deInglaterra, entre outras. 

Na política, exerceu os cargos de deputado federal e senador da República. Candidatou-se a presidência da República, sem êxito, nas eleições de 1910 e 1914. Faleceu na cidade de Petrópolis (Rio de Janeiro) em 1º de março de 1923.
Frases
- “Não conheço satisfação maior para o espírito do que ver triunfar a verdade científica.”
- "Para os eleitos do mundo das idéias, amiséria está na decadência, e não na morte."
- "A pátria é a família ampliada."
- "Não é possível estar dentro da civilização e fora da arte."
Rui Barbosa nasceu em cinco de novembro de 1849, na cidade de Salvador, Estado da Bahia. Era filho do médico, intelectual e político João José Barbosa de Oliveira e de Maria Adélia Barbosa de Oliveira.
Foi advogado, jornalista, jurista, diplomata epolítico.
Falava, com fluência, os idiomas: inglês, italiano, espanhol, alemão e francês.
Considerado um dos melhores oradores de todos os tempos, em seus discursos sempre recebia aplausos intermináveis.
No dia 23 de novembro de 1876, Rui Barbosa casou com Maria Augusta Viana Bandeira, com quem permaneceu casado durante 47 anos. Da união nasceram cinco filhos: Maria Adélia, Alfredo Rui, Francisca,João e Maria Luísa Vitória.
Faleceu aos 73 anos, na sua casa em Petrópolis, na noite de 1º de março de 1923. Seu corpo foi levado num trem especial para o Rio de Janeiro, tendo sido velado na Biblioteca Nacional, com honras de chefe de Estado, sem jamais ter ocupado o posto supremo da Nação. O esquife seguiu para o Cemitério São João Batista, onde foi sepultado. Seus restos mortais foramtrasladados em 1949 para o Tribunal de Justiça da Bahia, hoje Fórum Rui Barbosa.    
Desde menino já era tido como gênio. Aos cinco anos de idade, analisava orações e conjugava verbos corretamente. Aos dez, lia clássicos da literatura e declamava trechos de Camões. Vivia rodeado de livros. Depois das lições que aprendia com seu pai, Rui decorava textos clássicos portugueses e estudava música. Recebianoções de oratória ainda menino e declamava com extraordinária desenvoltura.
Teve que esperar um ano para poder ingressar na faculdade aos 16 anos exigidos. Aproveitou o tempo para estudar alemão e revisar o curso de humanidades, cuja formatura ocorreu em 1864, quando recebeu medalha de ouro do Arcebispo da Bahia.
Cursou os dois primeiros anos do nível superior na Faculdade de Direito de Recife e delá se transferiu para a Faculdade de Direito de São Paulo.
Uma nota com a qual não concordou, e que lhe fora atribuída por um professor da Faculdade de Direito de Recife, levou Rui Barbosa a continuar seu curso na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo.
Como estudantes de Direito, Rui Barbosa e Castro Alves chegaram a fundar uma sociedade abolicionista.
Formou-se em 1870,regressando ao Estado da Bahia, onde brilhou na tribuna, tendo como uma de suas principais causa a abolição da escravatura.
Possuía um raro senso de justiça e não admitia violação de direitos.
Defendeu a igualdade de salários entre homens e mulheres, a proteção à trabalhadora gestante e a liberdade de cultos. Exerceu dois mandatos de deputado pela Bahia, lutou em favor da República e, com...
tracking img