Grandes obras da engenharia - torre eiffel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB ENGENHARIA CIVIL

TORRE EIFFEL

Paula Andreia Barrado - 9627 Luiz Fernando Pereira Diniz - 10069

Ribeirão Preto, 10 de Abril de 2012

1. APRESENTAÇÃO

Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. Era para ser uma estrutura temporária, mas tomou-se a decisão de não desmontá-la. O Governo daFrança planejou uma Exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitetônico para um monumento que seria construído no Campo de Marte, no centro de Paris. Centenas de designs foram submetidos ao concurso. O comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel, famoso por sua habilidade em utilizar ferro forjado - material na época mais barato que o aço - e com o qual elejá havia construído pontes, cúpulas e coberturas. A estrutura metálica que herdaria o seu nome, se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem. Com seus 312 metros de altura (303 sem contar o mastro e as antenas ali instaladas), possuía 7.300 toneladas quando foi construída. Hoje, a Torre Eiffel possui 324 metros, devido uma antena maior instalada em seu topo, e pesacerca de 10.100 toneladas. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição Mundial de 1889 expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase foi demolida, mas o seu valor utilitário como antena de transmissão de rádio a salvou.

Cartaz de Inauguração da Exposição Universal de 1889

A torre manteve-se como o monumento mais alto do mundo ao longo de mais de quarenta anos. Foi superada pelainauguração do edifício Empire State em Nova Iorque, por seus 380 metros de altura.

2. HISTÓRICO

2.1. Origem e Construção

No centenário da Revolução Francesa, o país desejava esquecer a guilhotina e projetar para o mundo uma imagem futurista, e na época o ferro era o material da moda. Emile Nouguier e Maurice Koechlin, engenheiros da construtora Eiffel, apresentaram ao proprietário, Gustave Eiffel, aidéia de construir uma torre formada por quatro pilares e intercalada por plataformas metálicas. Já o arquiteto Stephen Souvestre sugeriu o grande salão envidraçado a ser criado na primeira plataforma. Arcos monumentais uniriam as colunas e a plataforma, funcionando como portão de entrada da Exibição Universal e aumentando a estabilidade da obra. Em março de 1885, foi aberta a concorrênciapública para a construção da torre, que citava esses elementos, de forma que a decisão anunciada em 12 de junho daquele ano não surpreendeu, apesar da existência de mais de 700 projetos concorrentes. O terreno seria doado pela Prefeitura de Paris, junto com uma subvenção do governo, e Eiffel deveria obter o restante da verba necessária, podendo em contrapartida explorar o monumento por 20 anos.

PlantaI Quando, em 1898, Eugène Ducreter obteve licença para instalar no topo da torre uma antena para um aparelho de telégrafo sem fio, Eiffel percebeu que aí estaria a solução para tornar a torre permanente. Já em 1903, o engenheiro ofereceu a torre ao

Exército para que instalasse equipamentos de telegrafia militar. Aliás, por ser um excelente posto de observação militar, a torre ficou fechadaaos civis durante as duas guerras mundiais do século XX. No intervalo entre essas guerras, ali ocorreram também as primeiras experiências francesas com transmissão de imagens: ao completar seu centenário, a torre já contava com antenas para seis emissoras de televisão e 10 estações de rádio FM. O extraordinário talento para cálculos que fez a fama de Eiffel ficou patente durante a construção datorre que levou seu nome. Os quatro pilares da torre foram montados sobre revolucionárias caixas de ar comprimido, que eram gradativamente ajustadas até se obter a profundidade pretendida e então preenchidas com cimento. Por serem colunas inclinadas, soltas no espaço até que se montasse a plataforma do primeiro andar, foram escoradas com postes de madeira, com apoio de caixas de areia. O...
tracking img