Grande metropole - rio de janeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História
A cidade é mencionada oficialmente pela primeira vez quando a segunda expedição exploradora portuguesa, comandada por Gaspar Lemos, chegou em Janeiro de 1503, à baía de Guanabara. Aqui o navegador português supôs, ser a foz de um rio, por conseguinte, dando o nome à região de Rio de Janeiro.
Porém só em 1530 a corte portuguesa mandou uma expedição para colonizar a área, em vez decontinuar a ser empregada simplesmente como uma paragem em aventuras marítimas. Os franceses, por outro lado, encontravam-se no Rio de Janeiro e arredores desde o começo do século e estavam dispostos a lutar pelo domínio da região. Contudo em 1560, depois de uma série de conflitos, os portugueses expulsaram os franceses.
Os primórdios da cidade remontam ao Morro de São Januário, mais tardeconhecido como Morro do Castelo, e depois a Praça Quinze até hoje centro vital do Rio.
O Rio de Janeiro cresceu e desenvolveu-se graças à sua vocação natural como porto. Na mesma época em que ouro foi descoberto no Estado de Minas Gerais, no final do século XVII, o Governador do Brasil foi eleito Vice-rei. Salvador era capital da colónia, mas a importância crescente do porto do Rio de Janeiro garantiu atransferência da sede do poder para o sul, para a cidade que tornaria, e ainda o é, centro intelectual e cultural do país.
Em 1808 a família real portuguesa mudou-se para o Rio de Janeiro, refúgio escolhido diante da ameaça de invasão napoleónica. Quando a família real regressou a Portugal e a independência do Brasil foi declarada em 1822, as minas de ouro já teriam sido esgotadas e dado lugara uma nova riqueza: o café.
O crescimento prosseguiu durante quase todo o século XIX, inicialmente na direcção norte, para São Cristóvão e Tijuca, e depois na direcção da zona sul, passando pela Glória, pelo Flamengo e por Botafogo. No entanto, em 1889, a abolição da escravatura e colheitas diminutas interromperam o progresso. Este período de agitação social e política levou à Proclamação daRepública. O Rio de Janeiro, então chamado de Distrito Federal, continuou a ser o centro político e a capital do país. O Rio de Janeiro manteve a sua posição até a inauguração de Brasília como capital da república em 1960. Capital do Estado do Rio de Janeiro, a cidade continua sendo o centro social e cultural do país.
Geografia e Clima
A cidade do Rio de Janeiro, constituída por paisagens deexcepcional beleza cénica, tem na água e na montanha os dirigentes da sua geografia exuberante.
A diversidade topográfica do Rio de Janeiro estende-se à cobertura vegetal. Florestas e espécies remanescentes da mata atlântica são preservadas no Parque Nacional da Tijuca.
Embora a cidade se tenha tornado uma das maiores áreas urbanas do mundo, cresceu em volta de uma grande mancha verde, que respondepelo nome de Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo, que continua a manter valiosos remanescentes dos seus ecossistemas originais, mesmo tendo sido replantada no século XIX. Foi o primeiro exemplo de reflorestamento com espécies nativas.
O Rio de Janeiro tem um clima tropical, quente e húmido, com variações locais, devido às diferenças de altitude, vegetação e proximidade do oceano;a temperatura média anual é de 22º centigrado, com médias diárias elevadas no verão (de 30º a 32º); as chuvas variam de 1.200 a 1.800 mm anuais. Nos quatro meses do chamado alto verão - de Dezembro a Março - os dias muito quentes são sempre seguidos de tardes luminosas, quando em geral caem chuvas fortes e rápidas, trazendo noites frescas e estreladas.

Arquitectura e Urbanismo
Durante operíodo colonial, a arquitectura residencial urbana no Brasil tinha características bastante definidas, usufruindo de antigas tradições portuguesas, com residências construídas sobre o alinhamento das vias públicas e sobre os limites laterais dos terrenos. Não havia meio-termo as casas ou eram urbanas ou rurais. Não se concebiam casas urbanas com jardim. Os jardins são complementos relativamente...
tracking img