Gramtica 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 68 (16958 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila de Gramática Curso TOP

Innovare: Preparando pessoas.

1

Encontros vocálicos Há três tipos de encontros vocálicos: ditongo, hiato e tritongo. Ditongo: é a junção de uma vogal + uma semivogal (ditongo decrescente), ou vice-versa (ditongo crescente), na mesma sílaba. Ex.: noite (ditongo decrescente), quase (ditongo crescente). Hiato: é junção de duas vogais pronunciadasseparadamente formando sílabas distintas. Ex.:saída, coelho. Tritongo: é a junção de semivogal + vogal + semivogal, formando uma só sílaba. Ex.: Paraguai, arguiu.

Não se esqueça que só as vogais /i/ e /u/ podem funcionar como semivogais. Quando semivogais, serão representadas por /y/ e /w/ respectivamente. Encontros consonantais Quando existe uma sequência de duas ou mais consoantes em uma mesma palavra,denominamos essa sequência de encontro consonantal. O encontro pode acorrer:
• •

na mesma sílaba: cla-ri-da-de, fri-tu-ra, am-plo. em sílabas diferentes: af-ta, com-pul-só-rio

Nos encontros consonantais somos capazes de perceber o som de todas as consoantes. Sílaba - É a unidade ou grupo de fonemas emitidos num só impulso da voz.

Classificação das palavras quanto ao número de sílabasMonossílabas - aquelas que possuem uma só sílaba: dó, mão, cruz, etc. Dissílabas - aquelas que possuem duas sílabas: sa/pé, fo/lha, te/la, etc. Trissílabas - aquelas que possuem três sílabas: fun/da/ção, mé/di/co, etc. Polissílabas - aquelas que possuem mais de três sílabas: ve/te/ra/no, na/tu/re/za, pa/la/ci/a/no, etc. Divisão silábica A fala é o primeiro e mais importante recurso usado para adivisão silábica na escrita. Regra geral: Toda sílaba, obrigatoriamente, possui uma vogal.

Innovare: Preparando pessoas.

2

Regras práticas:
• • • • • •

Não se separam ditongos e tritongos. Exemplos: mau, averiguei. Separam-se as letras que representam os hiatos. Exemplos: sa-í-da, vo-o. Separam-se somente os dígrafos rr, ss, sc, sç, xc. Exemplos: pas-se-a-ta, car-ro, ex-ce-to. Separam-seos encontros consonantais pronunciados separadamente. Exemplo: car-ta Os elementos mórficos das palavras (prefixos, radicais, sufixos), quando incorporados à palavra, obedecem às regras gerais.Exemplos: de-sa-ten-to, bi-sa-vô, tran-sa-tlân-ti-co. Consoante não seguida de vogal permanece na sílaba anterior. Quando isso ocorrer em início de palavra, a consoante se anexa à sílaba seguinte.Exemplos:ad-je-ti-vo, tungs-tê-nio, psi-có-lo-go, gno-mo.

Não confunda acento tônico com acento gráfico. O acento tônico está relacionado com intensidade de som e existe em todas as palavras com duas ou mais sílabas. O acento gráfico existirá em apenas algumas palavras e será usado de acordo com regras de acentuação. Classificação das palavras quanto ao acento tônico As palavras com mais de uma sílaba,conforme a tonicidade, classificam-se em: Oxítonas: quando a sílaba tônica é a última - coração, São Tomé, etc. Paroxítonas: quando a sílaba tônica é a penúltima - cadeira, linha, régua, etc. Proparoxítonas: quando a sílaba tônica é a antepenúltima - ibérica, América, etc. Os monossílabos podem ser tônicos ou átonos: Tônicos: são autônomos, emitidos fortemente, como se fossem sílabas tônicas.Ex.:ré, teu, lá, etc. Átonos: apoiam-se em outras palavras, pois não são autônomos, são emitidos fracamente, como se fossem sílabas átonas.São palavras sem sentido quando estão isoladas: artigos, pronomes oblíquos, preposições, junções de preposições e artigos, conjunções, pronome relativo que.Ex.: o, lhe, nem, etc. Prosódia A prosódia está relacionada com a correta acentuação das palavras tomando comopadrão a língua considerada culta. Os erros de prosódia recebem o nome de silabada. Vejamos alguns exemplos: sútil em vez de sutil; côndor em vez de condor; rúbrica em vez de rubrica; ávaro em vez de avaro; interim em vez de ínterim. Abaixo estão relacionados alguns exemplos de vocábulos que frequentemente geram dúvidas quanto à prosódia: 1) oxítonas: cateter, Cister, condor, hangar, mister,...
tracking img