Gramsci

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2012


FACULDADE ASSOCIADA BRASIL - FAB

MARISA AMARAL DOS SANTOS MATIAS





FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO I
GRAMSCI




Pólo
2012


Introdução
Um autor de grande importância para que possamos entender algumas das transformações pelas quais passa nosso País (e algumas outras partes do mundo) é Antonio Gramsci. Trata-se de um filósofo italiano nascido em 1891 e quefaleceu em 1937. Conforme vamos poder observar adiante, Gramsci trouxe uma grande contribuição para algumas linhas teóricas em educação ao tentar adaptar o pensamento político marxista às exigências da sociedade do século 20. Mas eis que surge a pergunta sobre como isto se deu. Conforme sabemos mediante os estudos relacionados à Teoria Social de Karl Marx, este era um autor que partia do pressupostode que as mudanças (revoluções sociais) ocorriam mediante uma luta (armada) de classes (burgueses x proletários). No pensamento social de Gramsci, o espaço em que a luta de classes ocorre é o da cultura, e tal luta é uma luta principalmente ideológica Para Gramsci, o mais .importante no desenvolvimento de uma revolução proletária (objetivo do pensamento revolucionário marxista) é se estabeleceruma revolução cultural, a qual ao mudar todo o sistema de crenças, valores e tradições de um povo, muda sua própria forma de pensar e traz até mesmo para as antigas elites conservadoras o modo de pensar da classe trabalhadora. Com vistas a efetivar este projeto de revolução cultural (o qual para Gramsci torna possível até mesmo prescindir do uso da força física para se manter caso seja bem feito),o autor pensa em duas estratégias: 1) A escola Unitária; 2) O intelectual orgânico. Na escola unitária (única, mas também unitária) o indivíduo estaria presente em uma escola em que os trabalhadores intelectuais e os trabalhadores manuais frequentam esta mesma escola (e por isto é única), igualmente nesta escola são aprendidos conteúdos relativos á formação profissional e à cultura clássica (e poristo a escola é unitária do ponto de vista do conhecimento). é nesta escola chamada por Gramsci de Escola Unitária, que será formado o Intelectual Orgânico, que nada mais é do que o sujeito que possui ao mesmo tempo um comprometimento com a classe a que se vincula e um saber (erudito e técnico-profissional) que o distingue dos demais. É através da mobilização política promovida pelo intelectualorgânico e pelos conteúdos escolares que não mais estabeleceriam distinção entre o trabalho intelectual e o trabalho material (braçal) que a revolução cultural aconteceria. A luta armada não ocorreria neste caso, pois todos estariam unificados o ponto de vista da cultura.


Gramsci nos dias de hoje
A globalização econômico-social contribui, no contexto histórico a que estamos inseridosatualmente, como elemento dificultador de uma possível , desejável e equitativa melhoria na qualidade de vida do ser humano.
Dentre os diversos problemas que afetam a vida humana hoje, a educação vem ocupando cada vez mais espaço nas rodas de discussões e nos meios de comunicação. Com efeito, a questão educacional transcendeu os limites anteriormente estabelecidos e hoje tornou-se uma preocupaçãopermanente permeando diversas áreas do conhecimento e atingindo o público leigo, antes tão desinteressado e pouco ou completamente desinformado. A preocupação com os rumos da educação como forma de contribuir para a minimização da problemática humana e da consequente e desejável reestruturação da sociedade pode ser evidenciada em diferentes fóruns nos quais o assunto vem sendo discutido emencontros, debates, seminários, congressos científicos e outros.Mas de que educação estaríamos falando? Que princípios filosóficos fundamentariam essa educação?Mesmo nos dias de hoje, programas educacionais abstratos, vinculados à ideia de que é possível transformar a sociedade só por meio da educação que seria capaz de minimizar as diferenças econômico-sociais entre os indivíduos, homogeneizando assim...
tracking img