Gramsci e hayek

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Sociais e Humanas
Departamento de Sociologia e Política

GraMSCI e HAYEK

Aluno: Márcio Felipe Salles Medeiros
Disciplina: Teoria do Estado
Professor: Gustavo Grohmann

Santa Maria 2007

Este trabalho é condição para conclusão da cadeira de Teoria do Estado e estuda, dentre vários temas trabalhados por Gramsci e Hayek, três deles,a fim de tecer uma análise comparativa entre os dois autores.
O três temas são: A Sociedade Civil; O Estado; e o Conhecimento. Todos os temas serão trabalhados de forma sistêmica e em separado, para melhor comparação entre os autores.

1. Sociedade Civil

Por sociedade civil, Gramsci inclui uma série de instituições não coercitivas que se colocam exteriores ao Estado e ao mercado, comoSindicatos, escolas, associações profissionais, Igrejas, Partidos, etc. Nesse contexto, a sociedade constrói uma série de instituições e atua como de forma hiperparticipativa dentro da tomada e organização do Espaço público. O fato de estarem fora do Estado e do mercado não significa que estejam fora do jogo político e do mercado, apenas não são controlados diretamente nem por um nem por outro.No que toca ao modo de agir das organizações sociais, elas, além de atuarem de forma política, devem atuar de forma enfática na atividade cultural. Para que a sociedade idealizada por Gramsci emergisse, faz-se necessário que a sociedade adquira uma consciência histórica da realidade, para que através da elevação da condição intelectual das massas, tenha capacidade de autogovernar-se, o que denotaprimordialmente que as organizações sociais atuem levando cultura. Nesse sentido, Gramsci está preocupado com uma diminuição da desigualdade via conhecimento e ampliação de uma cultura critica e reflexiva.
Hayek, por outro lado, não entra no mérito de como a sociedade deva se portar. Coloca somente que ela deve ser livre, pois só assim o homem terá livre capacidade de criação e poderá sedesenvolver plenamente.
Pensa a sociedade como uma rede de relacionamentos, no qual um está ligado ao outro por um elo de dependência, no qual a satisfação pessoal é realizada dentro de um conjunto de ações e acaba beneficiando outros membros da sociedade.
Para ele, não existe sociedade sem normas que regulamentem a vida em sociedade. Nesse sentido, faz se necessário que certas leis sejam criadascom finalidade universal e comum a todos, para que exista planejamento e ampliação do conhecimento. Através desse ordenamento, cria-se uma situação ideal de funcionalidade, uma vez que cada um sabendo como pode agir e de que forma, a sociedade se organiza semelhante a uma máquina, onde cada peça funciona em sintonia com outra. No entanto, ao contrário de uma máquina, as peças gozam de autonomia decriação e aperfeiçoamento, desde que não fujam ao dever e contratos estipulados previamente.
Em virtude da análise dos dois autores, fica visível o distanciamento entre os mesmos, uma vez que, enquanto Gramsci pensa a autonomia dos indivíduos em relação ao Estado através da ampliação do conhecimento e da organização social, Hayek pensa o desenvolvimento da sociedade apoiada no Estado e nas leis,que são objetos instrumentais para a construção da sociedade civil ordenada e equilibrada.

2. O ESTADO

O Estado, como é entendido por Gramsci, em consonância com o pensamento Marxista, é a representação do pensamento da classe dominante. Nesse sentido, é mister levantar o conceito de hegemonia proposto pelo autor, o qual é caracterizado como um certo tipo de vida e pensamento que se põede forma dominante para a sociedade, influenciando todas as esferas da vida de toda a população.
Assim, como o Estado é um agente de manutenção de difusão e perpetuação de hegemonia, faz-se de suma importância brigar por esse espaço através de uma ação contra hegemônica, realizada dentro das organizações sociais e estendida até o Estado através do jogo político. Desse modo, essas organizações...
tracking img