Gramaticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS

Introdução

O ser humano tem a característica de construir o conhecimento através da pesquisa, uma vez que cada um tem seus interesses, necessidades, idéias, concepções teóricas e ideológicas que interatuam na cotidianidade do meio cultural no qual sua história é desenvolvida; tendo por finalidade buscar a compreensão das realidades e pensamentos diversospropostos em suas pesquisas.
Dessa forma, este trabalho pretende apresentar uma análise de pesquisa em três diferentes gramáticas, sendo elas: Normativa, Descritiva e Reflexiva, e um livro didático de português do 9° ano. Nesse sentido, pretendemos apresentar os conceitos, classificações, exemplos e atividades propostas de cada livro utilizado nesta pesquisa. Para além dessas questões, realizamostambém uma entrevista com dois professores de língua portuguesa e estaremos realizando uma análise desses registros.
Sendo assim, o foco da apresentação é mostrar que há diferentes modos de se ensinar a gramática. As regras são necessárias e indispensáveis, pois com esse conhecimento os alunos terão mais recursos linguísticos e segurança para expressarem-se nas diversas situações de comunicação emseu meio social.

1. Conceitos de três tipos de gramática

Gramática e Interação: Uma proposta para o ensino de gramática no 1° e 2° graus.
Autor Luiz Carlos Tavaglia. Editora Cortez.

A gramática Descritiva é aquela que descreve e registra para uma determinada variedade da língua, em um dado momento de sua existência, as unidades e categorias linguísticas existentes, os tipos deconstruções possíveis, a função desses elementos, o modo e as condições de uso dos mesmos. Portanto, a gramática descritiva trabalha com qualquer variedade da língua e não apenas com a variedade culta, e dá preferência para a forma oral desta variedade. Podemos então, ter gramática descritiva de qualquer variedade da língua.
Essa gramática será o resultado do trabalho do linguista a partir da observaçãodo que diz ou se escreve na realidade e trata de explicitar o mecanismo da língua, construindo hipóteses que expliquem o seu funcionamento. Com frequência, as gramáticas descritivas recebem nomes ligados às correntes linguísticas segundo as quais foram construídas.
Por conseguinte, a gramática Normativa é aquela que estuda apenas os fatos da língua padrão, da norma culta de uma língua, normaessa, que se tornou oficial. Baseiam-se, em geral mais nos fatos da língua escrita e dão pouca importância à variedade oral da norma culta, que é vista, conscientemente ou não, como idêntica à escrita. Ao lado da descrição da norma ou variedade culta da língua, a gramática normativa apresenta e dita normas de bem falar e escrever, normas para a correta utilização oral e escrita do idioma, prescreve oque se deve e o que não se deve usar na língua.
Essa gramática considera apenas uma variedade da língua como válida, como sendo a língua verdadeira. É mais uma espécie de lei que regula o uso da língua em uma sociedade. Ela mais se refere tradicionalmente na escola, e quase sempre, quando os professores falam em ensino de gramática, estão pensando apenas nesse tipo de gramática, por ordem datradição ou por desconhecimento da existência de outros tipos.
Já a gramática Reflexiva é a gramática em explicitação. Esse conceito se refere mais ao processo do que aos resultados. Representam as atividades de observação, a reflexão sobre a língua que buscam detectar, levantar suas unidades, regras e princípios, ou seja, a constituição e funcionamento da língua. Parte, pois das evidênciaslinguísticas para tentar dizer como é a gramática implícita do falante, que é a gramática da língua. Esses três tipos de gramática (explícita ou teórica, reflexiva e implícita) representam uma distinção muito produtiva na questão do ensino de gramática, e podem também ser diretamente relacionados à distinção entre atividades lingüísticas, atividades epilinguísticas e metalingüísticas.

2. Análise...
tracking img