Gramatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 conceitos tradicionais e modernos. 
O conceito tradicional de meio ambiente sempre foi considerado muito simples como tudo aquilo que nos cerca, incluindo água, ar e solo. No entanto, deve-se observar também, toda a atmosfera, o clima, o subsolo, as águas costeiras superficiais, subterrâneas, interiores, e toda a paisagem que se divide 

* Flora - representada por todas as plantas;
*Fauna - representada por todos os animais
conceito moderno, é um conjunto de elementos relacionados, com fluxo dinâmico e contínuo de processos naturais, históricos, culturais, sociais, políticos e econômicos que ocorrem através de uma rede de relações que dependem entre si.
Como vimos anteriormente, o meio ambiente está em todo o lugar. Basicamente, ele pode ser dividido em dois tipos: ambientenatural e ambiente construído.
 ambiente natural
 é constituído dos recursos naturais tais como a água, a fauna, a flora e os diversos recursos minerais existentes na crosta terrestre. A principal característica deste ambiente está nos recursos que ainda não foram explorados pelo homem.
O ambiente construído é o ambiente urbano, formado pelas cidades, com os seus aglomerados de bairros, ruas,prédios, indústrias, escolas e parques. É resultante da ação do homem quando este utiliza os recursos disponíveis na natureza.

Cidades: parasitas do ambiente natural
Segundo ODUM (1985), as cidades funcionam como parasitas do meio ambiente natural, pois produzem pouco ou nenhum alimento; poluem o ar e reciclam pouca ou nenhuma água e materiais inorgânicos.

Para BOYDEN (1981), as cidades sãoespécies de animais gigantescos, imóveis que consomem oxigênio em excesso, combustíveis, água, alimentos, e excretam despejos orgânicos e gases poluentes para a atmosfera. Não sobreviveriam por mais de um dia sem os recursos naturais. No entanto, é nas cidades, nestes ambientes construídos pelo homem, que a maioria da população vive.

Recursos naturais renováveis - São recursos que se renovammuito rapidamente na natureza e estão disponíveis em grandes quantidades, como a água, o oxigênio, o nitrogênio.

Recursos naturais não renováveis - São recursos que demoram muito tempo para serem renovados na natureza tais como os minerais, que são ricos em certos metais, e o petróleo.

Conseqüências do desenvolvimento
Veja alguns dos inúmeros problemas com que convivemos diariamente. Elessurgiram como conseqüência do desenvolvimento:
* Todos os dias, os carros, caminhões e indústrias lançam seus gases tóxicos para a atmosfera;
* O aumento da população e o da produção causa uma necessidade maior de recursos naturais;
* Todos os dias, os desertos do mundo aumentam alguns quilômetros em área;
* Nas últimas décadas, surgiram no mundo problemas ambientais que põem em riscoa vida de todos os seres.

Exercício

1)È correto afirmar que... Qualquer alteração em um dos constituintes do meio ambiente pode alterar o sistema como um todo.

2É correto afirmar que... A Leite Bão não deve poluir as águas, pois apesar de serem bens renováveis, a sua disponibilidade é pequena

3Alternativa correta... A Leite Bão pode ser considerada como uma região de ambienteconstruído.

3Alternativa correta... A Leite Bão produz grande parte dos seus alimento para as cidades que são conhecidas como parasitas do meio ambiente.

ECOLOGIA
Agora vamos estudar sobre Ecologia. Você sabe o que é Ecologia e o que ela tem a ver conosco?
As informações abaixo ajudarão você a descobrir por que a Ecologia faz parte de nossa vida.

Ecologia é o estudo de nossa casa (planeta).Dentro dela existem vários cômodos (camadas) e os seres vivos que a habitam. 

A palavra ECOLOGIA deriva do grego, assim sendo: 
ECO = oikos = casa 
LOGIA = logos = estudo

O termo "ECOLOGIA" foi criado por Hernst Haekel, em 1869, e significa, em seu sentido mais amplo, "o estudo das relações dos seres entre si e o ambiente com que estes convivem".
Biosfera
Apesar de a Terra ser "a grande...
tracking img