gramatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto




01. (0,5) Considere a estrutura apresentada no quadro:

Para muito de preciso tempo estudar.


A análise dessa estrutura nos leva a concluir que:

I. nossa língua tem a vantagem de nos permitir absoluta liberdade no arranjo que fazemos das palavras para expressar o que queremos dizer.
II. para que nossos enunciados sejam compreendidos, devemos seguir uma certa ordem na colocaçãodos termos que selecionamos.
III. a total flexibilidade na ordenação das palavras constitui uma das peculiaridades da língua portuguesa falada no Brasil.
IV. em língua portuguesa, frases inteligíveis são aquelas que obedecem rigorosamente a regras de colocação fixas e imutáveis.

Está (ão) correta(s):

a) II apenas
b) I e II apenas
c) I e III apenas
d) III e IV apenas
e) I, II, III e IVR- Alternativa correta letra A.


02. (1,0) O trecho a seguir procura reproduzir, por meio da linguagem escrita, o depoimento de um senhor de 81 anos, morador solitário de uma caverna numa serra de Minas Gerais.





Suponha que alguém, depois de ler esse texto, dissesse o seguinte: esse homem não sabe falar; ele comete muitos erros de português porque não sabe gramática. Vocêconcordaria com a análise dessa pessoa? Justifique.

R: Não concordaria, pois nossa língua não é homogênea, e sim heterogênea formada por variações lingüísticas, observamos no depoimento acima a variação lingüística sociocultural, devido ao aspecto social do falante (idade, formação escolar, grupo social) que faz uso da variedade não padrão, de uma fala mais espontânea e simples.

03. Leia estepoema:


Em relação ao texto, responda aos itens a seguir:

a) (0,5) A que variedade linguística fazem referência as estrofes 1 e 4? E as estrofes 2 e 3? Justifique sua resposta com passagens das próprias estrofes.

R- As estrofes 1 e 4 referem se a variedade lingüística não padrão, que faz uso da língua de uma forma mais popular, espontânea e simples conforme a passagem “tão fácil de falare de entender.”E as estrofes 2 e 3 refere se a norma padrão, com um vocabulário mais sofisticado conforme a passagem “na superfície estrelada de letras”.

b) (0,5) De acordo com o Dicionário Houaiss, a palavra esquipático talvez tenha surgido da junção das palavras esquisito e antipático. Considerando essa possibilidade, estabeleça uma relação entre esquipáticas (verso 11) e o conteúdo da 3ªestrofe.

R Faz referencia a língua padrão como complexa, incompreensível; por isso não tem empatia por ela.

c) (0,5) Explique o último verso do poema: “O português são dois; o outro, mistério.”.

R- O português são dois refere se a língua padrão e não padrão.O outro se refere as diversas variações linguisticas.

Texto para a questão 04:

04. (0,5) No último quadrinho, Calvin pede à mãepara que mude para um programa onde as pessoas falem língua de gente. Por que ele faz esse pedido e o que ele considera “língua de gente”?

R- Calvin ao assistir o programa não reconhece alguns termos e a forma como são empregados, pois é utilizada a variedade padrão com uma linguagem muito formal, ao fazer o pedido para que mude para um programa onde as pessoas falem “língua de gente”, elepropõe uma fala com linguagem informal, do cotidiano que seja compreensível aos ouvintes.

05. Os trechos a seguir são de autoria de dois intelectuais brasileiros, ambos já falecidos. Os dois foram pessoas cultas, publicaram inúmeros livros, falavam outros idiomas e conheciam a fundo a língua portuguesa.









a) (0,5) Em qual desses trechos é possível identificar um posicionamentopreconceituoso em relação a uma das variedades linguísticas do português? Justifique.

R- No texto de Manuel Napoleão Mendes é possível identificar o preconceito a variedade lingüística não padrão,quando se refere “os delinquentes da língua portuguesa”, ele não reconhece as variações lingüísticas do nosso país, afirmando que somente a linguagem culta, aprendida nas escolas é a correta.

b) (0,5)...
tracking img