Grafite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O grfite é para muitos apenas uma "pichação evoluída", Para outros, uma modalidade de arte urbana. Apesar de todas as controvérsias, o grafite está presente em diversas partes dacidade: em banheiros públicos, edifícios, becos, casas abandonadas, ônibus, metrôs, orelhões, postes e monumentos públicos.
O grafite nada mais é que uma manifestação cultural atravéz da pintura emlocais publicos, diferentemente da pichação que é um ato de vandalismo, ás vezes por protesto.
Controvérsias à parte, cada vez mais o grafite ganha status de arte e, conseqüentemente, o apoio deprogramas desenvolvidos por escolas, grupos de artistas e pelo próprio governo.

Tipos de grafite

Grafite 3D: desenhos concebidos a partir de idéias visuais de profundidade, sem contornos. Exigedomínio técnico do grafiteiro na combinação de cores e formas.

WildStyle: tem o formato de letras distorcidas, em forma de setas, que quase cobrem o desenho.

Bomber: são letras gordas e queparecem vivas, geralmente feitas com duas ou três cores.

Letras grafitadas: incorporação das técnicas do grafite à pichação. As letras grafitadas represntam a assinatura do grupo.

Grafiteartístico ou livre figuração: nesse estilo vale tudo: caricaturas, personagens de história em quadrinhos, figurações realistas e também elementos abstratos.

Grafites com máscaras e spray: facilita a rápidaexecução e disseminação de uma marca individual ou de grupo.

História

A palavra grafite é de origem italiana e significa "escritas feitas com carvão".
Os antigos romanos tinham o costume deescrever manifestações de protesto com carvão nas paredes de suas construções. Tratavam-se de palavras proféticas, ordens comuns e outras formas de divulgação de leis e acontecimentos públicos.Alguns destes grafites ainda podem ser vistos nas catacumbas de Roma e em outros sítios arqueológicos espalhados pela Itália.
No século XX, mais precisamente no final da década de 60, jovens do...
tracking img