Grafite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um dos problemas que vem atormentando grande número de autoridades em todo o Brasil é o destino do lixo produzido pela população. Logo chegará o momento em que estaremos totalmente inundados pelosnossos resíduos. Ainda não se encontrou uma solução que nos proteja sob o posto de vista ecológico. No caso da coleta do lixo orgânico doméstico, que por sua vez é extremamente cara, é como resistênciasvizinhas às grandes cidades cederem terrenos para novos aterros sanitários.
Nesses “lixões a céu aberto” é muito comum à procura de restos de comida entre os detritos por pessoas carentes, aproliferação de ratos e insetos, enfim, há uma série de problemas que precisam urgentemente ser resolvidos. As embalagens de alumínio, plásticos, papel, papelão e outros materiais estão sendo reaproveitadosnas indústrias, oferecendo trabalho e renda aos catadores, diminuindo o custo da coleta e aliviando os aterros sanitários, a poluição do lençol freático, nascentes, rios e córregos.
Toda essaprecária situação pode ser resolvida com a utilização das minhocas, que em seu trabalho contínuo e silencioso, transforma toda e qualquer matéria orgânica em decomposição, inclusive o lodo das estações detratamento de esgotos, em excelente adubo orgânico, o HÙMUS.
Há ainda a ressaltar que a utilização das minhocas é absolutamente inodora, pode ser instalada em qualquer lugar e qualquer materialorgânico em decomposição, seja esterco, lixo ou lodos residuais não emitirão nenhum odor a partir de 24 a 36 horas posteriores à colocação das minhocas na quantidade adequada. Contudo no Brasil só temosouvido falar na reciclagem do LIXO INORGÂNICO, que representa em média 20% do total doméstico coletado. Por que não reciclar também o ORGÂNICO BIODEGRADÁVEL, mais poluidor, e que representa cerca de 80% dototal? Se a população fosse orientada e estimulada a reciclá-lo em seu próprio domicílio o talvez o problema estivesse solucionado.

A reciclagem domiciliar é mais simples do se imagina. Basta...
tracking img