Grafite: arte, protesto ou vandalismo? compreendendo as representações do grafite no cotidiano do grafiteiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
* Curso de Psicologia

PROJETO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA SOCIAL


GRAFITE: ARTE, PROTESTO OU VANDALISMO?
COMPREENDENDO AS REPRESENTAÇÕES DO GRAFITE NO COTIDIANO DO GRAFITEIRO

SOROCABA
2011

Sumário

1 INTRODUÇÃO 1
1.1 Introdução ao tema 1
1.2 JUSTIFICATIVA DA PESQUISA 5
1.3 OBJETO DA PESQUISA 7
1.4Objetivo Geral 8
1.5 OBJETIVO ESPECÍFICO 8
2 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
3 ANEXOS 10


ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES

Imagem 1 - Grafite e Pichações dividem o mesmo espaço, situado na Rua Comendador Oetterer, Sorocaba, 2011. 1

Imagem 2 - Grafite no muro de uma casa situada na Rua Comendador Oetterer, Sorocaba, 2011. 2

Imagem 3 - Grafite na Estação Ferroviária de Sorocaba, 2011. 4Imagem 4 - Grafite Pássaros 4

Imagem 5 - Grafite Homem Biomecânico 5

INTRODUÇÃO

Introdução ao tema

A arte urbana é uma forma de expressão que revela mensagens que refletem o contexto sócio-político histórico das sociedades. O grafite é uma de suas modalidades que tem conquistado espaço de destaque em estudos acadêmicos, em centros culturais e em projetos governamentais de inclusãosocial.
O ato de inscrever frases nas paredes públicas está presente nas sociedades desde a pré-história, como as pinturas dos egípcios e os relevos mesopotâmicos, porém, segundo Nogueira (2009), seu conteúdo de protesto sócio-político surge na Antiguidade Clássica (VIII a.C. – V a.C.), na Pompéia, como forma de expressão das camadas desfavorecidas daquela sociedade. Desde então, o grafite e apichação também tem o objetivo de transmitir mensagens de cunho político até a atualidade.
O grafite surge com a pichação, as duas modalidades usam o mesmo espaço, a cidade, e o mesmo material, a tinta. No entanto, são diferentes, apesar de muito próximas como expressão de subversão de valores e das normas estabelecidas.



Imagem 1 - Grafite e Pichações dividem o mesmo espaço, situado na RuaComendador Oetterer, Sorocaba, 2011.

De acordo com Campos (2010), uma das principais diferenças entre o grafite e a pichação, que pode ser percebida na [ imagem 1 ], é que o primeiro assume formas e estilos artísticos que necessitam de técnicas de desenho advindas das artes plásticas das quais o segundo não necessita, pois é constituído por letras disformes, que parecem rabiscos, com dizeres emsua maioria ininteligíveis pelo expectador, causando a sensação de poluição visual.
O grafite retrata o momento histórico da cidade a partir da perspectiva do grafiteiro sobre seu cotidiano, através de mensagens carregadas de significados sociais expressos tanto no desenho como nas frases de efeito que o acompanham.
A escolha das cores, do personagem, das palavras, do espaço físico, do horárioa ser grafitado (durante a noite por ser um ato ilegal – apesar de muitos grafites produzidos à noite não serem ilegais – ou durante o dia, arriscando ser pego pela polícia ou por ser um trabalho legal, autorizado pelo proprietário do local), assim como todos os outros elementos constituintes dessa mensagem, demonstra que há intencionalidade na mensagem, não se trata do desenho pelo desenho.Imagem 2 - Grafite no muro de uma casa situada na Rua Comendador Oetterer, Sorocaba, 2011.

A [ imagem 2 ] permite a visualização dessa intencionalidade na mensagem: um palhaço que tem o rosto coberto por máscaras, que vão aderindo uma a uma a seu rosto. Há outro desenho dividindo o mesmo espaço: uma cabeça humana sem corpo; da cabeça saem fios, de um dos fios sai o que aparenta ser uma mão, queentrelaça os fios nos dedos.
Este grafite é composto por dois desenhos que são de grafiteiros diferentes, como pode ser percebido pela assinatura ao lado de cada um dos desenhos, demonstrando que muitos grafiteiros se encontram para expor em parceria suas idéias no muro. O grafite do canto esquerdo é assinado, de forma estilizada, com o nome “Fejão”, o grafite do canto direito, com o nome...
tracking img