Graficos administrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IDADE ADULTA JOVEM (CARACTERIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO)

A vida adulta constitui-se na fase mais ativa e longa dentro da sociedade. O ser humano adulto vivencia em suas próprias situações de vida, características que lhe são particulares. A grande maioria produz e trabalha; do trabalho vive e dele sobrevive, em qualquer circunstância de realidade social, econômica e cultural. Estudar e entender aadultez é conhecer e perceber o que a sociedade busca em termos de futuro, e qual
ideário social está construindo.
Como em outras épocas históricas, as mudanças de paradigmas se devem muitas vezes às novas estruturações sociais. As transformações de ordem demográfica, o envelhecimento da população mundial, poderão determinar modificações no comportamento do ser humano. Com o aumento dapopulação idosa no mundo inteiro, também há um aumento do número de pessoas adultas que terão uma vida mais ativa socialmente, em todos os sentidos, de empregabilidade, de economia e de cultura, e acima de tudo, de aprendizagens. O progresso não está na evolução humana, mas no futuro que o próprio homem busca e atribui às suas relativas construções.
Em novos contextos sociais. Aos 20 anos o jovem adulto seencontra no auge de sua energia, força e resistência = grande parte das funções corporais está completamente desenvolvida.

Os cinco sentidos básicos – visão, paladar, tato, olfato, audição - atingem seu máximo dos 20 aos 45 anos; entretanto já é possível perceber pequenas perdas sensoriais, principalmente auditivas e visuais neste período.
De modo geral apresentam boa saúde: poucos sofremcom doenças crônicas, graves ou incapacitantes.
Os traços de personalidade e o estilo de vida tornam-se relativamente estáveis no adulto, determinando suas escolhas e, conseqüências em todas as dimensões do seu desenvolvimento.
Estudos demonstram que a condição de saúde está diretamente relacionada com vários hábitos do cotidiano, tais como: levar em consideração o ciclo circadiano individual,tipo de alimentação, atividade física sistemática\moderada, atividade laborativa prazerosa, evitar fumar, fazer pouco uso de bebidas alcoólicas.
O entrelaçamento que une aspectos físicos , cognitivos e emocionais evidencia a relação intrínseca existente entre comportamento e saúde.
Jovens Adultos que praticam de modo regular algum tipo de atividade física são recompensados por manterem um pesosaudável, construir e aperfeiçoar a musculatura, fortalecer o coração e os pulmões, manter a pressão arterial em níveis adequados, serem protegidos contra infartes, A.V.C, diabetes, câncer, osteoporose, etc.
Pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento científico consideram que atividades físicas sistematizadas e regulares podem evitar ou aliviar a ansiedade, o estresse e a depressão;também se obtém a sensação de bem estar físico e psíquico e prolongamento da expectativa de vida.
Fumar é uma das principais causa de morte, inclusive para os fumantes passivos e chega a incapacitar milhões de pessoas em idade produtiva.
Em âmbito mundial 3 milhões de pessoas morrem ao ano por causa do fumo, a projeção estatística é de 12 milhões no ano de 2050, em grande parte devido as exportaçõesde tabaco dos EUA.
O vínculo entre o fumo e câncer de pulmão está bem estabelecido. O fumo também está ligado a câncer de laringe, boca, esôfago, vesícula, rins, pâncreas e cérvix, problemas gastrintestinais, úlceras, doenças respiratórias, bronquite, enfisema pulmonar e doenças cardíacas.
A mídia associa os destilados, a cerveja, o vinho, as bebidas, de boa qualidade e preços elevados, à boacondição de vida e ao status social.
O consumo de álcool a longo prazo pode levar a cirrose hepática, distúrbios gastrintestinais, úlceras, doença do pâncreas, alguns tipos de câncer, parada cardíaca, A.V.C, prejuízos ao Sistema Nervoso Central, psicoses, delirium tremens e outros problemas de saúde.
Álcool é a principal causa de mortes por acidentes de carro; também está envolvido em...
tracking img