Grafeno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O grafeno é a lâmina mais fina que se pode obter a partir do grafite, que é composto de camadas fracamente ligadas de carbono. O grafeno foi descoberto em 2002 por Andre Geime P. Kim.
 
O derivado do grafite é um semicondutor. Na prática, isso quer dizer que os elétrons que passam pelo grafeno podem ser “desligados e ligados”. Desligar e ligar umcondutor equivale à base dos processadores de dados, onde o funcionamento é dado por zero e um, sim e não, ligado e desligado.
O feito incrível do grafeno é sua altacondutividade. Para se ter uma idéia de quão rápido os átomos passam pelo material, tenha em mente que o silício, material mais usado atualmente para produção de condutores esemicondutores, pode gerar frequências de até 20 GHz. O grafeno alcança velocidades superiores a 200 GHz, podendo chegar a até 1 THz.
Isto acontece porque os elétrons se comportam comose não tivessem massa, assim como os neutrinos, que são partículas subatômicas e que, por não possuírem massa, atravessam tudo o que encontram pela frente. A diferença entreos dois é que os neutrinos viajam na velocidade da luz.
Além de veloz, o grafeno é também durável: outras propriedades encontradas no produto como maleabilidade, transparênciae espessura (uma lâmina possui um nanômetro) fazem do grafeno o próximo passo para a evolução dos eletrônicos.
A Samsung já pesquisa seu uso em produtos que devem chegar aoconsumidor final dentro de 5 anos. Os primeiros aparelhos a receberem o novo semicondutor devem ser aqueles que necessitam de toque para funcionar, como telas touchscreen. Outrosusos incluem televisores LCD e placas de energia solar.
http://www.tecmundo.com.br/7845-doutora-em-fisica-explica-por-que-o-grafeno-vai-mudar-nosso-mundo.htm#ixzz1vEZNlEvz
tracking img