Graduando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE SÃO BENTO

MANOEL GOMES DA SILVA FILHO

PESQUISA: RESSURREIÇÃO DA CARNE

São Paulo
2013
MANOEL GOMES DA SILVA FILHO

PESQUISA: RESSURREIÇÃO DA CARNE

Trabalho de pesquisa solicitado pelo professor Ms. Alexandre Awi como requisito para nota parcial na disciplina de Teologia Fundamental na Faculdade de São Bento.

São Paulo
2013
A RESSURREIÇÃO DA CARNE NO CATECISMO DAIGREJA CATÓLICA

 «A ressurreição dos mortos é a fé dos cristãos: é por crer nela que somos cristãos». (Tertuliano)

O tema da Ressurreição é um dos pontos fundamentais do credo cristão. Assim como outros, muitas vezes não é objeto de pesquisa atenciosa por parte dos cristãos e termina por transformar-se em uma mera fórmula. Este trabalho busca entender o tema a partir daquilo que o Catecismoda Igreja Católica apresenta.
O Catecismo apresenta uma definição muito clara e concisa do que vem a ser a Ressurreição: “«Ressurreição da carne» significa que, depois da morte, não haverá somente a vida da alma imortal, mas também os nossos «corpos mortais» (Rm 8, 11) retomarão a vida”. Falar de Ressurreição é, portanto, falar da salvação do nosso ser completo: corpo e alma.
A Ressurreiçãonão foi entendida desde sempre pelo povo de Deus. Essa revelação foi acontecendo progressivamente. Surgiu como consequência da fé em um Deus criador do homem inteiro, corpo e alma, e não somente da alma. Na vinda de Jesus já havia quem acredita e esperava na Ressurreição (os Fariseus). Jesus não só confirma a Ressurreição como a identifica com a sua pessoa: «Eu sou a Ressurreição e a Vida». Diante dacomplexidade do tema, o Catecismo coloca uma questão:  “É bastante comum a aceitação de que, depois da morte, a vida da pessoa humana continua de modo espiritual. Mas como acreditar que este corpo, tão manifestamente mortal, possa ressuscitar para a vida eterna?”
Na tentativa de responder a esta pergunta, o texto apresenta outras três questões de fundamental importância para a compreensão destetema: O que é ressuscitar? Quem ressuscitará? Como? Respondendo a estes questionamentos, será mais fácil entender como o corpo “manifestamente mortal” pode ressuscitar para a vida eterna.
* Ressuscitar é ter a vida incorruptível reconstituída aos corpos deixados no momento da morte por virtude da Ressurreição de Cristo.
* Todos os homens haverão de ressuscitar. Segundo o Evangelho de sãoJoão (5, 29), uns ressuscitarão para a vida, outros para a condenação. Mas todos devem ressuscitar.
* Todos devem ressuscitar com o Cristo ressuscitou. Ele ressuscitou no seu corpo, embora não tenha voltado à sua vida terrena. A Ressurreição se dará no corpo que cada um tem, sendo que este será transformado em corpo glorioso.
Quanto ao “como” da Ressureição, o Catecismo chama a atenção paraimpossibilidade de compreensão plena por parte da pessoa humana: “Este «como» ultrapassa a nossa imaginação e o nosso entendimento; só na fé se torna acessível”. Por mais que se busque uma compreensão racional da maneira como se dará tudo isso, não será alcançado um resultado satisfatório, Só mesmo com a fé é possível ter acesso a esta verdade de fé.
Citando Santo Irineu, o Catecismo ilustra amaneira como se dá a esperança na Ressurreição: “Assim como, depois de ter recebido a invocação de Deus, o pão que vem da terra deixa de ser pão ordinário e é Eucaristia, constituída por duas coisas, uma terrena, outra celeste, do mesmo modo os nossos corpos, que participam na Eucaristia, já não são corruptíveis, pois têm a esperança da ressurreição”.
Quanto ao momento em que se dará aRessurreição dos mortos não nenhuma dúvida: no “último dia”. A verdade de fé contida Ressurreição está liga intimamente à Parusia de Cristo. Quando ele vier, no “fim do mundo”, para julgar a todos, então se dará a Ressurreição.
Ao mesmo tempo em que se crê que Cristo ressuscitará a todos, também se crê que já existe uma participação na sua ressurreição no tempo presente. Alimentados pela Eucaristia, os...
tracking img