Graduando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO PREPARAR UM TRABALHO PARA APRESENTAÇÃO
NO CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES

José Reynaldo A. Setti
Manoel Henrique A. Sória
Universidade de São Paulo
Escola de Engenharia de São Carlos

RESUMO
Este texto contém instruções para a preparação de trabalhos para os Congressos de Pesquisa e Ensino em Transportes e considerações gerais a respeito da produção de artigostécnicos e científicos. A formatação usada no texto segue rigorosamente as normas de preparação de trabalhos, à exceção do número de páginas; os autores podem dirimir eventuais dúvidas observando o formato do texto. A estrutura do texto segue a recomendada para os trabalhos: resumo e abstract, introdução, desenvolvimento do texto, considerações finais, agradecimentos, referências bibliográficas eendereço dos autores. O texto também procura esclarecer como o processo de seleção de trabalhos é conduzido.


1. INTRODUÇÃO
Este artigo é endereçado aos autores que pretendam escrever textos para serem apresentados nos Congressos de Pesquisa e Ensino em Transportes, que são organizados anualmente pela ANPET. Por este motivo, contém recomendações específicas das normas de publicação e preparação deartigos adotadas por esta organização. A despeito disto, sua leitura pode ser útil a autores preparando textos para serem publicados em veículos técnicos ou científicos como revistas, anais e similares.

Muitas das recomendações aqui apresentadas baseiam-se na experiência adquirida pelos autores escrevendo seus próprios trabalhos, orientando dissertações e teses e ao participar de comissõescientíficas e corpos editoriais de congressos e revistas, analisando trabalhos preparados por colegas de profissão. Uma outra parte dos conselhos aqui apresentados provém de autores que se dedicaram a tratar da difícil arte de escrever trabalhos científicos. Em virtude do pequeno espaço disponível este artigo só aborda as questões mais relevantes, e de modo abreviado. As recomendações aqui contidas,além de expressar a opinião dos autores, estão restritas no espaço e no tempo: refletem costumes da região (quiçá do país...) e dos tempos atuais.

Aborda-se o processo de análise e seleção de trabalhos adotados pelo comitê científico do Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, procurando mostrar aos potenciais autores alguns pontos que podem determinar se o seu trabalho vai ser aceito ourecusado. As normas adotadas para elaboração de trabalhos são também apresentadas.

2. NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS
As normas gerais que regem a elaboração de trabalhos para o Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes devem ser estritamente respeitadas pelos autores. Os trabalhos podem estar escritos em português, espanhol ou inglês. A data limite para recebimento dostrabalhos é definida nas comunicações de chamada de trabalho e deve ser respeitada rigorosamente, a fim de não prejudicar o cronograma de produção dos anais e o processo de solicitação de auxílio junto às entidades financiadoras. Trabalhos não poderão ser enviados fora do prazo, pois o sistema de submissão eletrônica será desabilitado após encerramento do prazo de submissão.

2.1. Categorias detrabalhos
Os trabalhos apresentados nos congressos da ANPET podem ser de três categorias diferentes: artigos,, comunicações técnicas e relatórios de teses e dissertações em andamento. Os autores devem definir cuidadosamente em qual categoria o trabalho melhor se insere, pois os critérios de julgamento usados pelo comitê científico são diferentes para cada uma das três categorias. A escolha dacategoria não deve ser feita em função do número de páginas do trabalho, mas sim em função das suas características, que estão descritas a seguir. Durante o processo de seleção o comitê científico não transfere trabalhos de uma categoria para outra; um dos critérios para rejeição é a incompatibilidade do trabalho com a categoria escolhida pelos autores.

2.1.1. Artigos
A categoria artigos...
tracking img