Graduando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
CAMILA DAGOSTIN BITTENCOURT
NATALIA COELHO DA SILVA FLORIANO

ACIDEZ E ALCALINIDADE

Tubarão
2013

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
CAMILA DAGOSTIN BITTENCOURT
NATALIA COELHO DA SILVA FLORIANO

ACIDEZ E ALCALINIDADE

Relatório apresentado à disciplina de Química Analítica III do curso de Química Industrial da Universidade do Sul de SantaCatarina.

Profª.: Márcia Luzia Michels

Tubarão
2013
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 ACIDEZ E FONTES DE ACIDEZ NAS ÁGUAS

Segundo Roque Passos Piveli, acidez de uma água pode ser definida como sua capacidade de reagir quantitativamente com uma base forte até um valor definido de pH, devido à presença de ácidos fortes (ácidos minerais: clorídrico,sulfúrico, nítrico, etc.), ácidos fracos (orgânicos: ácido acético, por exemplo, e inorgânicos: ácido carbônico, por exemplo) e sais que apresentam caráter ácido (sulfato de alumínio, cloreto férrico, cloreto de amônio, por exemplo).
O gás carbônico é um componente habitual da acidez das águas naturais. Vale lembrar que o gás carbônico dissolvido na água representa o ácido carbônico, através do seguinteequilíbrio químico:

CO2 + H2O→ H2CO3

Portanto, embora o gás carbônico não chegue a provocar profundas condições de acidez nas águas, é um componente importante por estar sempre presente, mediante sua dissolução na água proveniente da atmosfera, por diferença de pressão parcial (Lei de Henry) ou por resultar, em caso de águas poluídas, da decomposição aeróbia ou anaeróbia da matériaorgânica. Isto ocorre também no hipolímnio de lagos estratificados e em águas subterrâneas, especialmente aquelas com níveis reduzidos de carbonatos, pois estes reagem com o gás carbônico formando bicarbonatos. O gás carbônico é bastante solúvel na água, podendo normalmente ser encontradas concentrações deste gás bem superiores às de oxigênio dissolvido.
Os ácidos minerais surgem em águas naturaisprincipalmente através de descargas de efluentes industriais não neutralizados. São muito os ramos industriais que utilizam-se de ácidos em seus processos industriais, destacando-se as metalurgias e a siderurgia, onde são freqüentes os processos de decapagem ácida. A decapagem é em muitos casos necessária para a remoção da camada oxidada (ferrugem) das peças, antes de seu uso ou de seu recobrimento poroutro metal (etapa de galvanoplastia). Em águas naturais, a acidez mineral pode ser formada através da oxidação de sulfetos, como indicado nas equações químicas:

2S0+ 3O2+ 2H2O →2H2SO4
FeS+ 3 12O2+ H2O →FeSO4+H2SO4

Estas reações podem ser enzimáticas. Também a hidrólise de sais de alguns metais pode levar à formação de acidez mineral nas águas, como ocorre nas estações de tratamento deáguas para abastecimento público na etapa de coagulação, por exemplo com cloreto férrico ou sulfato de alumínio, conforme indicado nas equações químicas:

FeCl3+ 3H2O ↔Fe(OH)3↓ +3H++ 3Cl-
Al2(SO4)3+ 6H2O ↔2Al(OH)3↓ + 6H++ 3SO4-2

Os hidróxidos metálicos formados são insolúveis, precipitando-se e promovendo a floculação por varredura.

2.2 IMPORTÂNCIA NOS ESTUDOS DE CONTROLE DE QUALIDADE DEÁGUAS


Conforme Roque Passos Piveli, não há praticamente nenhuma relação com o gás carbônico, sob o ponto de vista da saúde pública. Os ácidos minerais que possivelmente teriam, são identificados pela manifestação de sabor azedo em concentrações relativamente baixas. A grande importância no controle da acidez das águas reside nos estudos de corrosão, que pode ser provocada tanto pelo gáscarbônico (presente em águas naturais) como pelos ácidos minerais (presentes em efluentes industriais). O parâmetro “acidez” não se constitui, apesar de sua importância, em qualquer tipo de padrão, seja de potabilidade, de classificação das águas naturais ou de emissão de esgotos; o efeito da acidez é controlado legalmente pelo valor do pH.
A acidez quantificada em mg CaCO3/L tem seu uso restrito...
tracking img